No Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), já há microfone, sons e instrumentos que viabilizam, em alguns momentos, a radio do colégio. As oficinas, que agrupam de 10 a 15 alunos, ocorrem pela manhã e pela tarde. Lá, começaram a desenvolver uma rádio no ano passado que pode ser ouvida em toda a escola. Aos poucos, aprenderam que o objetivo não era apenas passar musica, mas também informativos, como ocorreu ao longo da semana de consciência negra do estabelecimento educacional.
"A ideia é que eles tomem conta e que um professor coordene o trabalho deles", explica o diretor, Hamilton Paz Neves. Hamilton explica que a participação na oficina traz diversos benefícios para o estudante, como o desenvolvimento do senso de comunicação e comprometimento com comunicação mais séria. "A rádio é fundamental porque temos o grêmio, é uma forma de passar as informações mais rapidamente. ; a forma mais antiga e eficiente de passar conhecimentos ao cidadão", avalia.
[SAIBAMAIS]O diretor, no entanto, procura aperfeiçoar o programa e ter mais verbas para melhorar a pequena sala e comprar mais equipamentos. "Os alunos são muito empolgados com essa iniciativa", diz. Para isso, o diretor inscreveu a escola no Programa Mais Cultura nas Escolas, iniciativa do ministério da Cultura (Minc) e da Educação (MEC).
Outro projeto inscrito é o que envolve atividades circenses em parceria com um proifessor da universidade de Brasília (UnB) que aparece por lá. Nele, o mestre chega fantasiado, faz malabarismos e conversa com alunos. A ideia é ampliar o feito para implementar oficinas. "São programas lúdicos e informativos que saem um pouco da questão unicamente conteudista. Nãoq ueremos formar apenas conteudistas, queremos formar cidadãos", conta.
Vantagens
O objetivo do programa Mais cultura nas escolas é financiar 5 mil projetos que integrem projetos pedagógicos aos saberes das artes e da cultura,e que possibilitem a participação direta de artistas, de pontos de cultura, de bibliotecas e de mestres das culturas populares. Segundo informações do Minc, cerca de 14 mil escolas já se inscreveram.
Entre os objetivos estão: ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares, , incentivar e fortalecer a construção de territórios educativos, ao integrar escolas com iniciativas culturais de seus territórios e entender as escolas como espaços de produção e circulação da diversidade da cultura brasileira.
A coordenação do programa do Minc cita os principais benefícios do projeto. Para as escolas públicas, é a oportunidade de ampliar as possibilidades educativas, além de contribuir para a formação de alunos e professores. O projeto também vai permitir que a escola seja um espaço aberto para a participação de diferentes atores do setor cultural. Já as iniciativas culturais poderão contar com espaços estáveis de atuação para os agentes da cultura, no campo da educação.