Corona vírus

Brasileirão do "novo normal"

Campeonato começa hoje com três jogos, estádios vazios, som "fake" de torcida e rigoroso protocolo de higiene. Mas atenções são para o confronto de amanhã, entre o Flamengo de Domènec Torrent e o Atlético-MG de Jorge Sampaoli, tidos como as potências da competição

Correio Braziliense
postado em 08/08/2020 01:16 / atualizado em 08/08/2020 01:17
 (crédito: Alexandre Vidal / CRF)
(crédito: Alexandre Vidal / CRF)

O Campeonato Brasileiro começa hoje com três jogos e sob o signo do novo normal: arquibancadas vazias, som gravado de torcidas fazendo a ambiência, rígido protocolo de higiene, término previsto somente para 2021 –– e uma certa melancolia pelo fato de que os tempos são estranhos, de afastamento social e uma pandemia que não para de contaminar e matar pessoas pelo país. A principal competição do futebol nacional também começa com o adiamento de jogos — devido a alguns campeonatos estaduais que chegam ao final –– e um time a ser batido: o Flamengo, agora dirigido pelo espanhol Domènec “Dome” Torrent.
Nesta primeira rodada, o apaixonado está menos interessado nos jogos inaugurais –– Fortaleza x Athetico-PR, às 19h; Coritiba x Internacional, às 19h30; e Sport Recife x Ceará, 21h –– e mais como o atual campeão brasileiro se apresentará contra o Atlético-MG, amanhã, às 16h, que vem sendo apontado, também, como um forte candidato ao título. O clube de Belo Horizonte não apenas fez várias contratações de peso, como ainda trouxe o técnico vice-campeão brasileiro de 2019, o argentino Jorge Sampaoli —que quando dirigia o Santos conseguiu impor ao já campeão Flamengo uma goleada por 4 x 0, na Vila Belmiro.
O rubro-negro chega para o Brasileirão com a obrigação de sustentar o título e de mostrar que Domènec tem condições de tornar Jorge Jesus coisa do passado. A diretoria bota fé no ex-auxiliar técnico de Pep Guardiola e ex-técnico do New York City, tanto que se esforçou para que o espanhol aparecesse, ontem, no Boletim Informativo Diário da CBF, o que o libera para estar junto com o time no jogo no Maracanã.
O último passo para a regularização de Torrent ocorreu ainda de madrugada, quando o seu nome foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), após ter o seu visto de trabalho aprovado pelo governo. Os dirigentes batalharam durante toda a semana para conseguir os documentos necessários para a inscrição do treinador.
Para estreia contra o Atlético-MG, a única dúvida é em relação ao lateral-direito Rafinha, que se recupera de torção no tornozelo esquerdo, mas ainda terá a sua situação física avaliada pela comissão técnica. O lateral-esquerdo Filipe Luís, livre de uma lesão na batata da perna direita, está à disposição.
Já os mineiros têm motivos para pensar grande neste Brasileirão. A CBF divulgou uma lista com um destaque de cada equipe que disputará o campeonato e, para representar o Galo, escolheu o lateral-esquerdo Guilherme Arana. De características ofensivas fortes, o ex-jogador do Sevilla da Espanha tem se adaptado a uma nova função no time com Sampaoli. O argentino utiliza os laterais mais pelo meio e, mesmo com as alterações, o jogador tem sido um dos maiores destaques do alvinegro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação