Dom Pedro Casaldáliga morre aos 92 anos

Um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT) era conhecido pelo trabalho pastoral ligado aos direitos humanos

Correio Braziliense
postado em 08/08/2020 12:14 / atualizado em 08/08/2020 12:31
O Bispo era conhecido como
O Bispo era conhecido como "o servo a serviço de ribeirinhos, indígenas, negros, povos sem vez e voz" - (crédito: Paulo de Araújo/CB/D.A Press)

Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), morreu na manhã deste sábado (8/8), aos 92 anos, vítima de insuficiência respiratória. O religioso estava na UTI para tratar de uma pneumonia associada a um derrame pulmonar, na cidade de Batatais (SP). Ele convivia com o mal de Parkinson havia cerca de 10 anos.

Segundo informações da Prelazia de São Félix do Araguaia, que confirmou o falecimento, o velório ocorrerá em três locais: na cidade de Batais (SP), neste sábado (8/8), a partir das 15h, com transmissão pelo YouTube da missa de exéquias no domingo (9/8), também a partir das 15h; em Ribeirão Cascalheira (MT), a partir de segunda-feira (10/8), sem previsão de horário para chegada do corpo; e em São Félix do Araguaia (MT), onde será o sepultamento.

Trajetória

Natural de Balsareny, perto de Barcelona, na Espanha, o sacerdote se mudou pra o Brasil aos 40 anos de idade para trabalhar como missionário no interior de Mato Grosso. Foi bispo de São Félix do Araguaia por 34 anos, entre 1971 e 2005, e continuou atuando no local após renunciar. Pertenceu à congregação dos missionários claretianos.

Foi contemporâneo de outros líderes da igreja católica, como Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Tomás Balduíno. Um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na década de 1970, Dom Pedro era conhecido por ter trabalhos pastorais ligados aos direitos humanos, causa indígena e contra a violência nos conflitos do campo, chegando, inclusive a ser ameaçado de morte em 2012 após embate judicial contra latifundiários em que trabalhou ao lado dos direitos dos índios xavantes.

Além da luta política, o religioso também deixou vasta produção literária em forma de poesias, artigos, cartas, manifestos e outras obras ligadas à espiritualidade. Em 2000, o bispo foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A biografia do bispo pode ser vista no filme “Descalço sobre a Terra Vermelha”, lançado em 2014 pela TV Brasil, e no livro “Fica, Pedro!”, publicado em 2016 por Luiz Carlos Ribeiro e Flávio Ferreira.

Confira a nota completa

A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) comunicam o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste dia 08 de agosto de 2020 às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil.

O velório acontecerá em três locais:

1 - Em Batatais - SP
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.

2 - Em Ribeirão Cascalheira - MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 - 98420 - 2253 Pe. Tiago.

3 - Em São Félix do Araguaia - MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.
SEM PREVISÃO DE DIA, POIS ANTES PASSARÁ POR RIBEIRÃO CASCALHEIRA. Informações: com Pe. Saraiva telefone: 31 - 99677 - 4875.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação