Obituário

Chica Xavier, 88, atriz

Correio Braziliense
postado em 08/08/2020 23:09
 (foto: Clementino Jr./Divulgação)
(foto: Clementino Jr./Divulgação)

A atriz Chica Xavier morreu, aos 88 anos, em decorrência de um câncer de pulmão, ontem. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo neto, Ernesto Xavier. Nascida em Salvador, Chica ganhou notoriedade na novela “Sinhá Moça” e na minissérie “Renascer”. Com mais de 60 anos de profissão, Chica é uma referência para artistas de todo o Brasil.

Francisca Xavier Queiroz de Jesus tornou-se um símbolo de resistência negra no Brasil e representa as religiões africanas no país. Cerca de quatro décadas atrás, Chica fundou o terreiro da Irmandade do Cercado do Boiadeiro. Para representar toda a trajetória, a escritora Teresa Monteiro lançou o livro “Chica Xavier – Mãe do Brasil”. A obra conta a história da atriz desde quando subiu ao palco do Teatro Municipal de Orfeu da Conceição como a Dama Negra, em 1956.

Em 2010, recebeu o Troféu Palmares, entregue pelo extinto Ministério da Cultura, pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira. "Umaprecursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem", disse a TV Globo em comunicado.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação