O Banco do Brasil comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que deu início ao processo para que André Brandão possa assumir a presidência da instituição. No fato relevante dirigido ao mercado, o vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do BB, Carlos Hamilton, informa que o início dos procedimentos para a nomeação foi possível depois do recebimento de um ofício encaminhado pelo Ministério da Economia.
André Brandão foi presidente do HSBC no Brasil e estava num cargo estratégico da instituição em Nova York. Foi justamente o fato de morar fora do país e a burocracia para voltar ao Brasil que atrasaram um pouco a nomeação dele. Essa demora gerou burburinhos de que o governo tinha desistido de colocá-lo à frente da instituição.
Brandão, pelos trâmites preestabelecidos, ainda vai passar pela aprovação do Comitê de Elegibilidade do Banco do Brasil. Mas, já é a confirmação, por parte do governo, de seu nome para substituir Rubem Novaes, que renunciou ao cargo em 24 de julho.
O novo presidente terá grandes desafios pela frente. O primeiro, conquistar a confiança dos funcionários da instituição, já que a relação de Novaes com os trabalhadores foi muito ruim. Também terá de afastar, neste momento, a visão de que o banco está pronto para ser privatizado.
Outro ponto vital: restabelecer o diálogo do banco com o Tribunal de Contas da União (TCU), que proibiu a instituição de fazer propaganda em sites especializados em difundir fake news. Rubem Novaes não aceitou os argumentos apresentados pela Corte.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.