igreja católica

Papa Francisco nomeia novo líder do Vaticano no Brasil

Até então, o titular era o arcebispo Dom Giovanni D'aniello, que assumirá o ofício de núncio apostólico na Rússia

Ingrid Soares
postado em 29/08/2020 14:27
 (crédito: Vatican Media)
(crédito: Vatican Media)

O Papa Francisco nomeou o novo líder do Vaticano no Brasil. O escolhido é dom Giambattista Diquattro. A informação foi divulgada neste sábado (29/8) pelo site de notícias do Vaticano.

Até então, o titular era o arcebispo dom Giovanni D'aniello, que assumirá o ofício de núncio apostólico na Rússia, depois de mais de 8 anos de ministério em solo brasileiro. Dom Giambattista Diquattro era arcebispo titular de Giromonte, na Itália e núncio Apostólico na Índia e Nepal.

Segundo o Vaticano, ele tem 66 anos, nasceu em Bolonha, na Itália, é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981 e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal. O núncio é o representante diplomático permanente da Santa Sé e participa da escolha de novos bispos e suas transferências.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação