NOVO CORONAVÍRUS

Números diários da pandemia da covid-19 não devem mudar tão cedo

Estáveis, mas em altos patamares, os números diários da pandemia não devem apresentar mudança a curto prazo. Segundo especialistas, a falta de políticas para frear a transmissão do vírus provocará mais de 200 mil mortes até outubro

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 30/08/2020 07:00 / atualizado em 30/08/2020 10:35
 (crédito: RAUL ARBOLEDA)
(crédito: RAUL ARBOLEDA)

A acelerada ascensão da curva brasileira de covid-19 foi interrompida. A notícia, porém, está longe de ser positiva. Sem conseguir, ou ao menos tentar, controlar a disseminação do vírus, que segue avançando pelo interior do país, o Brasil estagnou-se em um patamar estratosférico de atualizações diárias, com média de mil mortes e 40 mil novas infecções. Para especialistas, pequenas variações entre uma semana e outra não indicam mudança desse cenário e a falta de políticas de contenção da transmissão do vírus deve fazer com que o Brasil contabilize, até outubro, mais de 200 mil vidas perdidas pela pandemia.

O quadro dramático observado nos últimos meses é fruto da ideia de não se fazer controle da pandemia, avalia o pesquisador Domingos Alves, um dos responsáveis pelo Portal Covid-19 Brasil, iniciativa que monitora a pandemia no país. “Os elevados patamares começaram a acontecer a partir de junho, com os planos de abertura que têm sido praticados em todos os estados brasileiros. Esse é o motivo: o puro e simples não gerenciamento da pandemia. Não existia antes da reabertura e continuou não existindo depois. Só que, com a reabertura, o crescimento de casos se mantém.”

Os dados apontam que o país não consegue nem mesmo sustentar uma queda da taxa de transmissão (Rt) da covid-19, que, na última semana, voltou a subir. Após chegar a 0,98, com o fechamento da 33ª semana epidemiológica, a nova avaliação do Imperial College de Londres indicou que o Brasil voltou ao índice de 1, quando a doença alcança níveis considerados de descontrole. O número simboliza que cada infectado transmite a doença para uma outra pessoa saudável, mantendo a alta circulação do vírus.

Com isso, o Brasil voltou ao rol de nações nas quais a doença é considerada ativa. O Brasil ficou por 16 semanas consecutivas com Rt acima de 1, sendo o país da América Latina com mais longa permanência nos altos patamares de transmissão. “O que observamos é uma flutuação da curva, não é uma baixa. Em uma semana desce, mas na outra, sobe. Esse é um comportamento quase que único no mundo inteiro, a despeito do discurso do governo”, afirma Domingos.

Para o pesquisador, a morte de aproximadamente mil brasileiros por dia é reflexo de uma priorização da política de contenção dos danos em detrimento da redução da transmissão do vírus. “Com abertura de leitos e compra de respiradores, o governo mostra que há modos de receber os doentes. Continua contando para população que existem medidas de higiene, que você pode sair, ir ao shopping, porque tem álcool em gel e você vai de máscara. Isso gera uma falsa sensação de segurança, mas não existe uma política pública nacional para o controle da pandemia. Existe, sim, um plano de recuperação econômica em detrimento da saúde pública.” 

 

Descontrole

O próprio ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a afirmar que o ministério “não tem uma solução imediata para o aumento (de casos), mas para o tratamento dos doentes, sim”, no início do mês, durante a tradicional live feita nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro. Em outro momento, ao falar sobre o aumento de infecções confirmadas no Sul do país, o general indicou que o crescimento de casos ocorre independentemente da preparação feita pelos estados.

“A curva de contaminação depende de muitos fatores. Estamos no inverno, que é o momento mais crítico para as doenças por contaminação de vírus. O Paraná e seus municípios vêm tomando todas as medidas que têm que tomar, mas a curva tende a crescer porque, neste momento, estamos no inverno no Sul”, declarou, durante uma coletiva de imprensa em julho.

 

Falta de testagem

Outro agravante para as altas atualizações é a falta de uma política de testagem. Para Domingos, o país não conseguiu, até o momento, seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de testagem em massa, conseguindo identificar desde o infectado às redes de contactantes formadas a partir do caso identificado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de maio até julho, cerca de 13,3 milhões de pessoas, o equivalente a 6,3% da população brasileira, fizeram algum teste para diagnóstico da covid-19 no país desde o início da pandemia até julho de 2020.

“Continuamos imersos em uma politização do gerenciamento da crise em um verdadeiro negacionismo nacional com relação à gravidade do que é essa pandemia. Isso sempre foi uma desvantagem”, acrescenta o pesquisador, estimando que, neste ritmo, o Brasil deve chegar aos 200 mil óbitos ainda em outubro.

 

Predição

Pesquisador do Observatório Covid-19 Brasil, Rafael Lopes é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de predições que relacionam causalidade e teoria a partir de dados. Para as projeções, o grupo adota uma técnica para corrigir atrasos, colocando as séries de modo a mostrar uma melhor atualidade do contágio. “A correção precisa ser feita para que se possa delinear melhor uma política pública”, explica. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Imunidade coletiva

A cada dia que passa, perde mais força a indicação de que o Brasil conseguirá rastrear o vírus e tomar o controle da situação para contê-lo. Por outro lado, ganha espaço a esperança de atingir uma imunidade coletiva capaz de criar barreiras de transmissão. Considerando que a população não é suscetível ao vírus de maneira homogênea, estudos do grupo liderado pela biomatemática portuguesa Gabriela Gomes, da Universidade de Strathclyde, com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), apontam que o limiar de imunização coletiva gira em torno de 10% a 20%, bem abaixo dos 60% a 70% estimados no início da pandemia.

No entanto, é preciso frisar que o limiar mais baixo não pode servir como uma estratégia natural para diminuir a transmissão da covid-19. “A imunidade coletiva não deve ser usada para traçar políticas públicas. É uma constatação de um modelo matemático, teórico. É genocídio falar sobre imunidade coletiva sem ser por meio de uma vacina. Significa, basicamente, admitir mortes totalmente evitáveis”, destaca o pesquisador Rafael Lopes, do Observatório Covid-19 Brasil. Por outro lado, pondera, o limiar não pode ser relacionado a um fim imediato da pandemia, que só deve ser pacificada com a vacina, ou seja, quando houver uma imunidade coletiva por meios artificiais e seguros.

Isolamento

Enquanto isso, o patamar de contaminação em níveis altos demonstra que o vírus continua circulando. “Os jovens estão mais nas ruas e, antes, tinham um cuidado maior. Da mesma maneira, as cidades pequenas estão gerando um maior número de casos. A epidemia está traçando sua trajetória em direção ao interior. Além disso, o inverno chegou e há um aumento da incidência das doenças respiratórias em geral, entre elas, a covid-19, o que pode confundir o diagnóstico ou mesmo agravar os quadros clínicos”, detalha o sanitarista Christovam Barcellos, pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Na espera de uma vacina, o ideal, para o especialista, seria manter os níveis de isolamento acima de 50% e fortalecer a vigilância para encontrar as redes de infecções e ter o vírus sob controle. (BL e MEC)

 

 

 

Mortos passam de 120 mil


O Brasil chegou a 120.262 mortes por covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados ontem, com 758 óbitos registrados nas últimas 24 horas. O país contabiliza mais de 3,8 milhões de casos, sendo que, nas últimas 24 horas, houve 41,3 mil novos registros. Desde o início da pandemia, pouco mais de 3 milhões de pessoas se curaram da doença, segundo o último boletim do ministério.

O estado com a maior quantidade de casos é São Paulo, com 801,4 mil registros e 29,9 mil óbitos confirmados. A Bahia vem em seguida, com 254,8 mil casos e 5,3 mil mortes. O Rio de Janeiro está em segundo lugar no número de óbitos, com 16 mil registros, e em terceiro no número de casos, com 222,9 mil.

Segundo o boletim, 16 estados já registraram mais de 100 mil casos de coronavírus, e 22 unidades da Federação contabilizaram mais de 1 mil óbitos desde o início da pandemia. Para os especialistas do Ministério da Saúde, este é um sinal de que o nível de contágio nos estados pode estar bem acima do que os testes puderam detectar.

O Brasil continua como segundo colocado em número de casos, atrás, apenas, dos Estados Unidos, que têm 5,9 milhões de registros e 182,7 mil mortes pela covid-19. O levantamento global é feito pela plataforma da Universidade Johns Hopkins (EUA), que registra 840 mil pessoas mortas pela doença e mais de 24,9 milhões de casos confirmados.

 

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação