Redes sociais

Instagram remove foto de homens se beijando e casal denuncia homofobia

Após publicar a situação nas redes sociais, internautas se solidarizaram com a situação e também comentaram que passaram por situações parecidas

Victória Olímpio
postado em 01/09/2020 13:10 / atualizado em 03/09/2020 13:46
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Um caso vem gerando uma grande repercussão nas redes sociais após um usuário ter uma foto removida do Instagram. Na foto, Rafael Lugão estava beijando seu namorado e teve a foto retirada com a justificativa de que a publicação ia contra as "Diretrizes da Comunidade".

"Quando postei a foto e eu percebi alguns comentários de pessoas que nem me seguem e eram comentários ofensivos, com emojis de vômito e frases dizendo que era um absurdo, na mesma hora entendi como insultos homofóbicos".

Ao entender o que tinha acontecido, Rafael conversou com seu namorado, Allan Caetano, como poderiam lidar com a situação. Ele comenta que pode imaginar que devido a denúncias, a foto possa ter sido removida, mas que não entende a notificação da rede social.

"Por que uma foto de beijo entre um casal vai contra as diretrizes da comunidade eu realmente não sei. O Instagram não me disse o por quê disso, mas me chocou muito ver esse tipo de informação, onde o meu beijo era considerado impróprio para estar naquela rede social. Nos preocupa demais porque mostra uma tentativa de silenciamento das minorias, onde nossa existência não é respeitada", divulgou o rapaz.

O casal enviou uma mensagem pelo Whatsapp a um executivo do Instagram, tentando buscar esclarecimento. Porém, tiveram uma resposta apenas quando a foto já havia sido republicada. Rafael aponta que em nenhum momento obteve uma resposta da rede social sobre o ocorrido ou quando teve sua foto de volta ao ar. Ele afirma que ainda pretende prestar queixa contra os comentários recebidos.

A rede social se posicionou sobre o caso: "O Instagram é uma comunidade global e diversa, e queremos proporcionar um ambiente onde todos possam expressar suas identidades de forma livre e autêntica. Não toleramos nenhum tipo de discriminação no Instagram e, nesse caso, cometemos um erro ao remover a publicação em questão. Pedimos desculpas pelo ocorrido, o conteúdo já foi restaurado.", um porta-voz do Facebook.

Repercussão

Após publicar a situação nas redes sociais, internautas se solidarizaram com a situação e também comentaram que passaram por situações parecidas. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação