MEIO AMBIENTE

Mourão e Salles compartilham vídeo que nega queimadas na Amazônia, mas usa imagem da Mata Atlântica

Produzido por pecuaristas, vídeo mostra mico-leão-dourado, animal típico da Mata Atlântica, enquanto fala sobre a Amazônia. Postagens repercutiram nas redes sociais

Bruna Yamaguti*
postado em 10/09/2020 18:21 / atualizado em 10/09/2020 18:32
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicaram em suas redes sociais um vídeo que nega que a Amazônia esteja queimando. Porém, as imagens compartilhadas trazem um mico-leão-dourado, animal encontrado apenas na Mata Atlântica.

O vídeo em questão, cujo título é “A Amazônia não está queimando”, conta com uma narração em inglês e legendas em português, e foi produzido pela Associação de Criadores do Pará (AcriPará), que reúne pecuaristas do estado. Em 1 minuto e 30 segundos, o narrador, que aparenta ser uma criança, nega que as queimadas estejam acontecendo: ‘Você está sentindo cheiro de fumaça? Claro que não! Pois a Amazônia não está queimando novamente’, diz o trecho inicial da produção, que termina com: “De qual lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?”.

O vice-presidente da República citou a frase final do vídeo e completou em seu twitter: “O Brasil é o país que mais preserva suas florestas nativas no mundo. Essa é a verdade. Nós cuidamos!”

Nesta quinta-feira (10/9), ao ser questionado por jornalistas, Mourão argumentou que o vídeo foi uma resposta aos grupos ativistas que consideram o governo omisso sobre as questões ambientais: “Eles fazem a propaganda deles e a gente faz a contra propaganda. Faz parte do negócio”, pontuou. Sobre a presença do mico-leão-dourado nas imagens, a explicação foi de que se tratava de uma “integração Amazônia-Mata Atlântica".

Por outro lado, em entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo, o presidente do AcriPará admitiu que o uso do animal no vídeo foi uma "gafe".

Na internet, os usuários se dividiram. Enquanto alguns contestaram as postagens de Mourão e Salles, outros saíram em defesa dos políticos e do presidente da República, Jair Bolsonaro. A hashtag #StopFakeNewsAboutAmazon, por exemplo, chegou a ficar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter. Na tag, alguns internautas afirmaram que as informações divulgadas sobre as queimadas e sobre o governo são, na verdade, falsas

Do outro lado, e com a mesma intensidade, muitas críticas também foram feitas ao vídeo controverso:

A gravação compartilhada por Salles e Mourão se parece muito com uma outra produção feita anteriormente pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Nela, uma voz de criança também aparece narrando as imagens, mas nesse caso, em vez de negar, elas retratam a destruição da Floresta Amazônica e acusam o governo de falta de responsabilidade. O ator e ativista Leonardo DiCaprio compartilhou o vídeo na quarta-feira (9/9), também no Twitter:


*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação