Meio Ambiente

Mourão nega querer identificar "opositor" e marca reunião com diretor do Inpe

Vice-presidente havia atribuído a opositor divulgação de números ruins de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais que são públicos. Encontro com presidente do órgão tratará da qualidade dos dados sobre as queimadas

Carinne Souza
postado em 16/09/2020 17:21 / atualizado em 16/09/2020 17:21
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press         )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

Depois de apontar a existência de um "opositor do governo" no Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) sobre as queimadas que atingem os biomas nacionais, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, marcou reunião com o presidente do órgão, Darcton Policarpo Damião, para a tarde desta quarta-feira (16/9). A reunião é para tratar da qualidade dos dados sobre as queimadas.

Mourão declarou nessa terça-feira (15) que alguém no órgão que faz oposição ao governo divulga os dados somente quando o dado é ruim. "Quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga, entendeu?”, disse. O vice-presidente também afirmou que a identidade do "opositor" não será divulgada.

Além disso, o vice relatou "divergência" sobre os dados que recebe do Instituto. "Eu recebo o relatório toda semana. Até dia 31 de agosto, nós tínhamos 5 mil focos de calor a menos do que 31 de agosto do ano passado, entre janeiro e agosto. Agora, o Inpe não divulga isso. Por quê?”, indagou.

De acordo com o Inpe, a Amazônia teve 20.485 focos de queimadas somente na primeira quinzena de setembro contra 19.925 registros coletados nos 30 dias do mesmo mês, no ano passado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação