Covid-19

Cidade de Minas reporta possível caso de reinfecção de covid-19; entenda

Caso pode ajudar a entender melhor o comportamento do vírus no organismo humano e o funcionamento de uma vacina

Daniel Vilela - Especial para o EM
postado em 16/09/2020 20:36
 (crédito: Wikipedia/Reprodução)
(crédito: Wikipedia/Reprodução)

Situação rara e ainda desconhecida, a reinfeção por COVID-19 levanta diversas questões e abre caminho para um conhecimento mais profundo sobre o novo vírus. O médico infectologista Marcelo Araújo Campos, professor do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) de Ouro Preto, diz que a identificação do caso é um sinal da consistência do trabalho de Vigilância Epidemiológica de Itabirito, na Região Metropolitana de BH (RMBH).

O infectologista explica que o paciente suspeito de ter se infectado uma segunda vez pelo COVID-19 tem menos de 50 anos e apresenta sintomas leves da doença. “Ele tem hipotireoidismo, que está controlado. Não parece ser a causa de uma possível baixa imunidade”, explica o especialista.

O paciente procurou atendimento médico pela primeira vez em junho, e na ocasião não precisou ser internado. O segundo episódio ocorreu nessa segunda-feira (14), configurando um período de cerca de 80 dias entre as duas infecções. Ambos os casos foram documentados através de exames PCR e enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

 

O médico infectologista Marcelo Araújo Campos explica que a investigação está focada em identificar se o paciente teve contato com outras pessoas também infectadas pelo vírus. Segundo o especialista, Itabirito recebe muitos trabalhadores de outras regiões e até mesmo de outros países. Tal fato aumenta a chance de diferentes cepas do coronavírus estarem circulando no município.

O infectologista explica também que o trabalho de investigação começa pela tentativa de excluir resultados falsos positivos, e ampliar a busca por outros vírus respiratórios além do COVID-19. Outra etapa importante é identificar se os vírus de cada episódio são ambos Sars-CoV-2, e se são ainda de cepas diferentes.

Hipóteses


Em caso de confirmação da reinfecção pelo vírus, Marcelo Araújo Campos explica que é preciso responder se o paciente, na verdade, esteve contaminado pelo coronavírus durante os 80 dias que separaram os dois episódios, o que é raro, segundo o especialista; ou se a pessoa contaminou-se novamente após curar-se da doença.

 

Existe a possibilidade de o vírus dos dois episódios serem os mesmos, mas o sorotipo ser diferente. O infectologista chama atenção para o potencial de tal descoberta. “A diferença entre cepa e sorotipo, é que o último provoca uma resposta imune diferente do organismo. Isso é muito importante para entender como uma possível imunidade de rebanho aconteceria, tanto por infecções quanto por vacinação”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação