Dados

Novo diretor convida Bolsonaro a visitar Inpe para 'mudar sua percepção'

A declaração foi feita após ser questionado sobre como pretende lidar com as críticas seguidas que o instituto vem sofrendo por parte do governo federal

Agência Estado
postado em 02/10/2020 20:25
O novo diretor do Inpe, o especialista em geofísica espacial Clezio Marcos De Nardin, convidou o presidente Jair Bolsonaro a visitar o instituto com o intuito de convencê-lo da qualidade de sua pesquisa e dos dados produzidos.
"Tenho certeza que se o presidente vier aqui ao Inpe, se tivermos oportunidade de explicar a jóia rara que temos aqui? Tenho certeza que essa percepção muda. Tenho convicção de que consigo mostrar para o presidente a qualidade do Inpe. E estou convencido que o Inpe é uma das melhores instituições do mundo", disse Nardin em sua primeira entrevista coletiva, concedida na tarde desta sexta-feira, 2.
A declaração foi feita após ser questionado sobre como pretende lidar com as críticas seguidas que o instituto vem sofrendo por parte do governo federal. Nardin, que foi nomeado nesta sexta-feira, 2, ao cargo pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, defendeu que falta fazer uma boa propaganda sobre o que o Inpe faz como forma de conter críticas e até mesmo evitar perda de orçamento.
A escolha dele encerra um período de mais de um ano em que o militar Darcton Damião esteve à frente do órgão de modo interino, após a exoneração do físico Ricardo Galvão.
Desde o ano passado, o Inpe já foi acusado pelo governo de apresentar "dados mentirosos", de ter "oposicionistas" lá dentro, de não fornecer dados na qualidade ou velocidade que seriam necessárias para conter o desmatamento. Ao mesmo tempo em que surgem propostas de compra de novos satélites ou a criação de uma nova agência para assumir funções que hoje são do Inpe.
Nardin repetiu diversas vezes na coletiva algo que já tinha dito mais cedo ao Estadão: que sua função é técnica, científica, e não política. E que será desse modo que ele pretende responder a eventuais questionamentos.
Ele buscou adotar um tom ponderado em relação a iniciativas anunciadas ao longo deste ano que indicavam uma desvalorização do Inpe, como o projeto do Ministério da Defesa de contratar um novo satélite ao custo de R$ 145 milhões; e a proposta do vice-presidente, Hamilton Mourão, de criar uma nova agência para centralizar o monitoramento por satélite no Brasil.
"Todo o meu respeito ao Mourão. Ele está no papel dele, pode fazer o que quiser. Se ele fizer uma agência para cuidar da Amazônia, o Inpe não tem problemas com isso e não sai enfraquecido, porque o corpo técnico? Quem formou boa parte das pessoas que trabalhariam nessa eventual agência serão ex-alunos do Inpe ou ex-funcionários do Inpe. Nós temos a tecnologia", disse.
"O governo tem o direito de tomar a posição política que achar mais adequada. O meu papel é cumprir a missão institucional do Inpe. E entre essa missão está fazer pesquisa no ambiente espacial, que envolve olhar para a Terra e fazer pesquisa que envolve o monitoramento da Amazônia. Temos o que há de melhor do País nessa instituição. Com todo o respeito, se o vice-presidente general Mourão quiser fazer, terá todo o nosso apoio. Ajudaremos a fazer a agência que ele propõe. Mas as pesquisas serão feitas nas universidades ou no Inpe."
Sobre o satélite, ele também repetiu que se trata de um direito do Ministério da Defesa. "Se a Defesa entende que precisa ter satélite para ela, deve ter justificativa, tenho certeza que tem. Mas vamos nos aproximar, explicar o papel que o Inpe faz. Convido todos a virem aqui. Estamos abertos. Venham ver o que a gente faz. Se não atende os interesses da Defesa, podemos ajudar a especificar, podemos participar. Me coloco à disposição. Não confronto, mas me coloco como parceiro, no que for preciso."
Ainda sobre as críticas, complementou: "Se alguém acha que não está bom, é sinal de que não nos comunicamos adequadamente, mea culpa. Convido todos que venham conhecer nosso modelo."
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.