Aviação

Média de voos no Brasil aumenta pelo terceiro mês, segundo a Anac

Segundo a agência, agosto registrou 669 partidas diárias, em uma progressão desde o momento mais crítico da pandemia. Mas a atividade é 67% menor na comparação com o mesmo período do ano passado. Setor está otimista com as previsões de outubro

Natália Bosco*
postado em 05/10/2020 20:15 / atualizado em 05/10/2020 20:33
 (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Após abril, o pior momento na crise do setor de transportes aéreos gerada pela pandemia do novo coronavírus, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que o setor vem se recuperando. Em agosto, segundo informações divulgadas pela Anac, houve aumento de atividade pelo terceiro mês consecutivo, com média de 669 partidas diárias. Apesar da melhora, agosto apresentou queda de 67,5% em comparação com o mesmo mês de 2019. As projeções para outubro são otimistas.

“Os dados da Anac (demanda e oferta) de setembro ainda não foram divulgados. O que podemos dizer é que, em setembro, a média diária de voos foi de 864 decolagens. Demanda só será possível avaliar após a divulgação dos dados da Anac. Em outubro, estão previstos 1.151 voos diários na semana do dia 19 de outubro. Cabe lembrar aqui que a média diária de voos antes da pandemia era de cerca de 2.400 decolagens”, informou, em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Gráficos disponibilizados pela Abear mostram que o mês de abril, o pior de 2020 para o setor, teve média de apenas 163 decolagens diárias. Em julho, esse número cresceu para 504 partidas diárias, em agosto passou para média de 669 decolagens por dia e setembro, 864 partidas diárias. Outubro ainda carece de ajustes, mas dados mostram expectativa de crescimento no número de voos com previsão de média de 1.086 partidas diárias logo na primeira semana.

A Abear cria gráficos com base nos dados disponibilizados pela Anac. 


*Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação