Segurança Pública

Ação itinerante roda o Brasil para debater Segurança entre União e UFs

Na ocasião, a Secretaria Nacional de Segurança Pública lança uma plataforma digital e gratuita que permitirá o acesso policial a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações

Bruna Lima
postado em 06/10/2020 11:56
Só para o Centro-Oeste, o aplicativo integra 13.862 agentes. No DF, serão incluídos 4.162 servidores da Segurança -  (crédito: Vinicius Cardoso /CB/D.A. Press.)
Só para o Centro-Oeste, o aplicativo integra 13.862 agentes. No DF, serão incluídos 4.162 servidores da Segurança - (crédito: Vinicius Cardoso /CB/D.A. Press.)

Com o objetivo de ampliar a interlocução entre as esferas federais e estaduais, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) começa, nesta terça-feira (6/10) a percorrer as cinco regiões do país. A ação intitulada "Senasp Itinerante" tem ponto de partida no Centro-Oeste e, em Goiânia, lideranças das duas instâncias se reúnem para debater demandas, projetos e encontrar soluções.


O secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim, apresenta, na ocasião, o portfólio do órgão. "O Senasp Itinerante é uma ação de gestão. Ao receber a orientação do ministro André Mendonça (Justiça) em aumentar o diálogo com os estados e o Distrito Federal, a equipe da Senasp irá às cinco regiões brasileiras apresentar a estrutura de gestão da secretaria e buscar demandas desses atores de Segurança Pública e defesa Social, com o objetivo de incluir em nosso planejamento", detalha Paim.


Participam do primeiro encontro, que vai até quinta-feira (8/10), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, além dos comandantes-gerais das Polícias Militares, comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros militares, chefes de Polícia Civil e dirigentes de polícia científica do DF. Os secretários de estado de Segurança pública e representantes de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também integram os trabalhos.


Serão debatidos o fortalecimento das instituições, políticas de prevenção à violência, valorização dos profissionais da segurança pública e apresentação de sugestões para melhoria das condições de trabalho. Durante o encontro, também ocorre o lançamento do aplicativo Sinesp Agente de Campo. "Trata-se de uma entrega na área da tecnologia das informações. É uma ferramenta vinculada ao Sinasp e elaborada aos profissionais de segurança pública e defesa Social, aqueles que trabalham na ponta, executando a suas atribuições no dia a dia para nossa sociedade", explica Paim.


A plataforma digital e gratuita permitirá o acesso policial a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações. O aplicativo é destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que já utilizam as ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Só para a Região Centro-Oeste, o aplicativo integra 13.862 agentes, que já usavam as ferramentas do Sinesp e que poderão ter acesso à nova plataforma. No DF, serão integrados 4.162 servidores da Segurança.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação