TEMPERATURAS ELEVADAS

O que é hipertermia? Saiba como evitar a morte causada pelo calor

Temperaturas próximas aos 40°C até sexta-feira fez com que o Inmet emitisse alerta para possibilidade até de hipertermia nos próximos dias, condição que causa mortes

Gabriel Ronan/ Estado de Minas
Luiz Ribeiro - Estado de Minas
postado em 07/10/2020 10:03 / atualizado em 07/10/2020 10:16
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O calor enfrentado pelos brasileiros nos últimos dias é sinônimo de incômodo e pode pôr a saúde em risco. Dificuldades para dormir e suor excessivo são reclamações comuns da população. E a previsão de manutenção das temperaturas próximas aos 40°C até sexta-feira fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse alerta para possibilidade até de hipertermia nos próximos dias, condição que causa mortes, sobretudo nos países de clima temperado (Europa, por exemplo) durante as ondas de calor muito acima da média esperada para o período. Mas o que quer dizer a hipertermia? Quais cuidados devemos ter?

Em primeiro lugar, é necessário definir o conceito. O fenômeno inverso à hipotermia ocorre quando a temperatura central do nosso corpo ultrapassa os 40°C, como explica o fisiologista Eduardo Pimenta, professor do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO – UFMG).

"A população que mais sofre são crianças e idosos. Os de mais idade, por um processo de envelhecimento das glândulas sudoríparas. Uma ineficiência do idoso de trocar calor com o ambiente. Com as crianças já é o contrário: é um processo de imaturidade desse mecanismo de termorregulação", explica Pimenta.

De acordo com ele, a população precisa ficar atenta a alguns sinais de desidratação e hipertermia. Se a solução dos problemas passa muitas vezes pela ingestão de água e a não exposição duradoura ao sol, a monitoramento da urina é fundamental. “A cor da primeira urina é importante. Na internet, qualquer pessoa pode encontrar tabelas que informam o nível de hidratação representado pelo tom da urina”, diz o especialista.

Na prática, se a urina de uma determinada pessoa está muito amarelada, ela não está consumindo a quantidade ideal de água. Se o tom já é puxado um pouco mais para o marrom, o quadro de desidratação é ainda mais perigoso. “Todas as casas que têm grávidas, crianças e idosos precisam ter essa tabela anexada ao banheiro porque gera uma orientação com essas condutas de hidratação", defende o fisiologista da UFMG.

Em relação à atividade física, o fisiologista, que trabalhou no Cruzeiro por 10 anos e também teve passagens pelo Atlético e pela Seleção Brasileira, alerta para que as pessoas evitem os horários de maior exposição solar. De acordo com ele, até mesmo em decorrência da pandemia da COVID-19, o interessante é não praticar exercícios em dias muito quentes.

Caso o praticante queira fazer algum tipo de atividade, Eduardo Pimenta dá algumas dicas. “Realizar uma hidratação prévia ajustada é fundamental. É preciso consumir de três a quatro litros de água durante o dia. Não é tomar três litros em uma hora. Essa ingestão tem que ser ajustada". Outro cuidado é optar por alimentos leves.

Para quem tem um parente idoso que viva sozinho, o fisiologista indica o monitoramento frequente. Sinais como dor de cabeça e alterações na pressão arterial são preocupantes quanto à hipertermia. “Esse fenômeno é muito mais impactante em países com clima mais frio. Na Europa, é muito comum, quando aparecem essas ondas de calor fora de temporada, óbitos de crianças e, principalmente, de idosos. Por isso, é muito importante os parentes próximos fiscalizarem a hidratação dos idosos”, explica.

Previsão do tempo

O tempo seco e as temperaturas elevadas colocaram o Distrito Federal em alerta vermelho. Devido a passagem de uma onda de calor — que fez com que a temperatura média do DF para a época (28°C) subisse 5°C por um período maior do que cinco dias.

“A consequência do calor na região tem relação com a alta variabilidade climática durante este período do ano. Existe um bloqueio atmosférico muito grande, entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, que impede a passagem da frente fria”, explica Francisco de Assis, meteorologista do Inmet.

A previsão é de que o clima quente perdure até sexta-feira (9/10) e, no final de semana, espera-se ocorrência de chuvas. Além do Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás e Tocantins podem ser atingidos pelas temperaturas de 40ºC.

Corpo quente

O que é a hipertermia?
» Elevação da temperatura do corpo, que não consegue dissipar o calor absorvido

Quais são os sintomas?
» Urina escura ou amarelada, dor de cabeça, transpiração excessiva e alterações na pressão

Como evitar?
» Beber muita água, evitar exposição ao sol por muito tempo e monitorar a cor da urina (mais clara é sinônimo de hidratação adequada)

Quem está no grupo de risco?
» Crianças, idosos e grávidas

Pode-se fazer atividade física?
» Em dias muito quentes, o ideal é evitar exercícios até mesmo nas horas sem exposição solar. Caso os pratique, o indicado é hidratação prévia: consumo de três a quatro litros de água durante todo o dia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Trabalhadores no sol quente calor de Brasília
    Trabalhadores no sol quente calor de Brasília Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  • Calor
    Calor Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Em dia de forte calor cariocas se refrescam na praia de Copacabana.
    Em dia de forte calor cariocas se refrescam na praia de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
  • DF bate recorde de calor em 2020
    DF bate recorde de calor em 2020 Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
  • DF bate recorde de calor em 2020
    DF bate recorde de calor em 2020 Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Segundo o Inmet, o DF terá uma temperatura máxima de 31ºC
    Segundo o Inmet, o DF terá uma temperatura máxima de 31ºC Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
  • DF bate recorde de calor em 2020
    DF bate recorde de calor em 2020 Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
  • São Paulo registra 39,2ºC, segunda maior temperatura desde 2004
    São Paulo registra 39,2ºC, segunda maior temperatura desde 2004 Foto:
  • Com o calorão, muitos brasilienses optaram por atividades ao ar livre
    Com o calorão, muitos brasilienses optaram por atividades ao ar livre Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Seca e calor em Brasilia
    Seca e calor em Brasilia Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
  • Calor em Brasília. Banhistas na Praia do Lago Norte conhecida como Piscinão.
    Calor em Brasília. Banhistas na Praia do Lago Norte conhecida como Piscinão. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press.
  • Calor em Brasília. Banhistas na Praia do Lago Norte conhecida como Piscinão.
    Calor em Brasília. Banhistas na Praia do Lago Norte conhecida como Piscinão. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press.
  • Calor no DF
    Calor no DF Foto: Minervino Júnior/CB/DA.Press
  • Carolina:
    Carolina: "O calor está demais e se exercitar à tarde não é a melhor opção" Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Com o calor e a baixa umidade, brasilienses aproveitam o Lago Paranoá
    Com o calor e a baixa umidade, brasilienses aproveitam o Lago Paranoá Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação