Câncer de Mama

Ministério da Saúde lança campanha do Outubro Rosa 2020

Levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base nos dados do SUS, indicou queda de 84% nas mamografias feitas no Brasil durante a pandemia da covid-19 em comparação com o mesmo período do ano passado

Maria Eduarda Cardim
postado em 07/10/2020 14:12
Campanha tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama -
Campanha tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama -

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (7/10), a campanha do Outubro Rosa 2020, para conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Um levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), indicou queda de 84% nas mamografias feitas no Brasil durante a pandemia da covid-19 em comparação com o mesmo período do ano passado. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a primeira-dama Michelle Bolsonaro estiveram presentes no evento.

Pazuello disse ter ficado claro que houve uma diminuição dos atendimentos durante a pandemia e se mostrou preocupado com o que chamou de segunda onda da crise sanitária. “Este represamento de exames e a nova ação que temos de fazer para dar vazão a esses atendimentos são a segunda onda da pandemia. A segunda onda não é o repique da pandemia, mas, sim, as doenças e tratamentos que foram interrompidos”, declarou.

O ministro pontuou ser esse, justamente, o novo desafio do SUS. “O desafio da pandemia continua, já com a tendência de queda observada e divulgada pelos meios de comunicação, mas estamos nos preparando para próxima etapa, que é o represamento dos atendimentos”, indicou.

O titular da Saúde destacou, ainda, a importância do SUS nesta nova etapa da pandemia, também, na prevenção do câncer de mama. “O SUS garante essa assistência integral aos pacientes de câncer. Existem deficiências pontuais, mas se você olhar o todo é uma missão muito bem conduzida”, destacou.

Ele comparou o diagnóstico precoce do câncer de mama com o da covid-19. “Quando você fala em diagnóstico precoce, não tem como não falar da covid-19. Quando mais cedo procurarmos os médicos com sintomas da covid-19, mais cedo somos seremos atendidos, tratados e vamos ficar bons. Quando mais cedo procurarmos os médicos com sintomas de câncer de mama ou outros, mais cedo começamos a tratar e mais chance temos de ficarmos bons”, frisou.

Primeira-dama sem máscara

Michelle Bolsonaro, única autoridade à mesa que estava sem máscara, ressaltou o papel do voluntariado na formação da rede de apoio para mulheres que são diagnosticadas com câncer. "Organizações sem fins lucrativos e seus voluntários trazem conforto e acalento as pacientes. São essas redes de apoio que contribuem significativamente na recuperação dessas mulheres. Convido cada um de vocês a participarem dessa corrente solidária, seja por meio do trabalho voluntário, seja por meio de uma doação”, disse em breve discurso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação