SAÚDE

Outubro Rosa: empresas se engajam na campanha contra o câncer de mama

Marcas incentivam o autocuidado e alertam para a prevenção da doença que mais acomete as mulheres do Brasil

Bruna Yamaguti*
postado em 09/10/2020 19:19
 (crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)
(crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama e algumas empresas têm se destacado por fazerem mais do que apenas vestir a camisa cor-de-rosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, a estimativa é de que o Brasil terá mais de 66,2 mil novos casos de câncer de mama em 2020. Com o objetivo de alertar sobre os riscos da doença e conscientizar acerca da importância dos exames preventivos, marcas e instituições de todo o país inovaram para apoiar a causa que pode salvar a vida de milhões de mulheres.

Moda consciente

Em Brasília, a marca Desperte o Amor (@desperte.o.amor) nasceu com o propósito de ajudar o maior número de pessoas possível. Cada produto vendido no site da loja é convertido em uma doação, que pode ser temática, como a do Outubro Rosa, ou independente, ocorrendo durante todo o ano. Neste mês, todo o lucro da venda das “brusinhas rosa”, como foram apelidadas as peças temáticas da campanha, será doado a uma organização não governamental que tem como missão reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras.

“Nosso objetivo é despertar o amor nas pessoas de diversas maneiras, mas principalmente através do ‘se doar ao outro’. Todo nosso processo envolve muito amor e cuidado, desde a ideia, o design dos produtos, as embalagens, até o atendimento dos clientes e entregas”, explica Frederico Borba, um dos fundadores da marca. Com a campanha deste mês, os valores arrecadados serão convertidos em exames de mamografia, oferecidos pela ONG Américas Amigas.

Ainda no ramo da moda, o brechó on-line Repassa (repassa.com.br) também irá destinar parte do seu saldo de vendas de outubro para uma organização que auxilia na luta contra o câncer de mama, a Fundação Laço Rosa. "A maioria dos consumidores do Repassa são mulheres e, naturalmente, quem compra ou vende conosco já gera impacto socioambiental positivo por meio de nossas ONGs parceiras e redução de recursos naturais utilizados pela indústria da moda. Em outubro, todos os esforços estarão direcionados para esta causa tão importante", conta Tadeu Almeida, fundador do Repassa.

Para completar o look em prol do movimento, a rede de joalherias Vivara lançou dois pingentes personalizáveis com a temática do mês, cujas vendas serão direcionadas para o Instituto Quimioterapia e Beleza. A parceria inclui o repasse de recursos financeiros da marca para o projeto, que desde 2014 já doou mais de 25 mil lenços para mulheres em tratamento oncológico.

O Shopping Iguatemi Brasília participa pelo sétimo ano consecutivo da campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de chamar a atenção para o movimento por meio de ações no espaço físico e nas redes sociais. Além da luz rosa no paisagismo, o shopping oferecerá lives com conteúdos voltados para o tema no Instagram (@iguatemi_bsb) e distribuirá brindes às clientes. “Estamos num ano atípico de pandemia, mas a doença não espera. Mesmo em um cenário como esse, o autocuidado e o acompanhamento periódico são fundamentais. O Outubro Rosa já faz parte do nosso calendário, momento em que damos visibilidade ao tema para o público externo e interno também”, conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

Autocuidado

Praticar o amor próprio e o autocuidado é um gesto de carinho profundo, que tem raízes em diversos aspectos: estéticos, emocionais e psicológicos. A estética, apesar de não ser o elemento mais importante, acaba influenciando direta ou indiretamente na autoestima. Para marcar o Outubro Rosa, a Lu Make Up, pioneira em dermopigmentação no Brasil, lançou um projeto com o objetivo de ressignificar cicatrizes deixadas pelo tratamento do câncer de mama, o Instituto Living Sculpture. Neste ano, ele irá concentrar as doações em procedimentos de dermopigmentação para reconstrução das mamas, de lábios leporinos e para a reparação de marcas decorrentes de queimaduras e cicatrizes.

Além disso, serão doados adesivos autocolantes com desenhos criados pela própria idealizadora do projeto, Lu Rodrigues. Segundo a marca, o propósito é ajudar as pessoas em tratamento oncológico que ainda não têm autorização médica para passar pelo procedimento de dermopigmentação ou que são muito sensíveis à dor.

Na vertente do skincare, ou cuidados com a pele, que vem se popularizando muito nos últimos anos, a marca brasileira Biossance se destaca ao doar parte das vendas do ‘kit Rosa’ a uma instituição voltada para a luta contra o câncer que mais acomete mulheres no Brasil. O kit é composto por máscara de vitamina C, lip balm vegano e necessaire, e estará disponível no site da marca até 31 de Outubro. Se o consumidor quiser contribuir com mais, será possível fazer ainda uma doação direta para a ONG Américas Amigas no checkout da compra on-line.

A doença

O câncer de mama é uma patologia maligna, que acomete tanto mulheres quanto homens. Todavia, a doença é mais incidente em mulheres, que representam 99% dos casos. Segundo o Ministério da Saúde, é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Felizmente, há tratamentos eficazes para o câncer de mama e, caso seja detectado na fase precoce, as chances de um bom controle da patologia são muito grandes.

“Hoje as terapias estão muito avançadas e com a evolução dos tratamentos, o prognóstico é muito bom, inclusive nos casos mais agressivos. Por isso, os exames de prevenção são extremamente importantes. Quando as pacientes fazem esses exames de rotina é possível identificar lesões representativas e conseguimos intervir para que ela não se desenvolva e se espalhe para outros órgãos”, explica a médica mastologista Josélia Carvalhaes, da Clínica da Mama em Brasília.

De acordo com levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), houve uma queda de 84% no número de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, em comparação ao mesmo período do ano passado. A doutora alerta para a importância da realização dos exames de rotina, seguindo todas as recomendações de higiene e segurança: “As pacientes não devem parar de ir ao médico para fazer os exames preventivos e em hipótese alguma devem interromper os tratamentos oncológicos. O câncer de mama é uma doença que pode levar a óbito, caso não venha a ocorrer uma detecção precoce”, pontua a profissional.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

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