O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou, ontem, pelas redes sociais, que testou positivo para covid-19. O parlamentar é o relator da indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem até a próxima quarta-feira (14) para apresentar o parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A sabatina do magistrado está marcada para o dia 21.
“Amigos, infelizmente, testei positivo para covid-19, apesar de todos os cuidados tomados desde o início da pandemia. Graças a Deus, os sintomas têm sido leves e não comprometem meu estado geral de saúde. Desejo a todos que enfrentam essa doença, assim como eu, uma rápida recuperação. Cuidem-se. Cumpram todas as recomendações médicas. E preservem as vidas daqueles que os cercam. Que Deus nos abençoe”, postou Eduardo Braga.
O desembargador Kassio Marques foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a cadeira do ministro Celso de Mello, que se aposenta amanhã. A sabatina do magistrado ocorrerá antes de votações secretas na CCJ e no plenário do Senado, que podem acontecer no mesmo dia, a depender da duração da arguição. Para ser aprovado no plenário, Marques precisa de, no mínimo, 41 votos favoráveis entre os 81 senadores.
A assessoria do parlamentar informou que está mantido o cronograma de entrega do parecer sobre a indicação do desembargador.
Balanço
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, o número de mortes pela covid-19 no Brasil subiu para 150.488, ontem, incluindo 290 novos óbitos ocorridos entre sábado e domingo. A pasta informou, também, que o total de casos do novo coronavírus no país chegou a 5.094.979, com 12.342 novas notificações no mesmo período. No fim de semana, os números oficiais da pandemia tendem a ser menores, já que o regime de plantão nas secretarias estaduais de Saúde prejudica a contagem.
São Paulo segue como o estado com maiores números de casos e de mortes pela doença—1.037.660 e 37.256, respectivamente. Em segundo lugar, está a Bahia, com um total de 325.957 casos e 7.128 óbitos. Na terceira posição, vem Minas Gerais, com 322.936 infectados e 8.127 mortes.
Segundo ainda o Ministério da Saúde, entre as 5.094.979 pessoas que foram acometidas pela covid-19, 4.470.163 (87,7%) recuperaram-se. Outras 474.328 (9,3% do total de infectados) estão em acompanhamento.
O Brasil é o segundo país em número de óbitos provocados pela covid-19, atrás, apenas, dos Estados Unidos, onde morreram mais de 214 mil pessoas até ontem.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Marinha resgata anta no Pantanal
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), resgatou, na tarde de ontem, uma anta com uma das pernas e as patas queimadas no Mato Grosso do Sul. O helicóptero Super Cougar (UH-15), empregado na Operação Pantanal e que estava retornando do transporte de brigadistas na Serra do Amolar, foi acionado para resgatar o animal na região e trazê-lo até o Aeroporto Internacional de Corumbá. O resgate foi feito com acompanhamento de médico veterinário do Instituto Homem Pantaneiro (IHM) e, no aeroporto, foi recebido por equipe do Grupo de Resgate Animais (GRAD) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O animal foi levado à sede da Fundação de Meio Ambiente (Feam), onde está recebendo atendimento veterinário na capital sul-matogrossense.