CASO ANDRÉ DO RAP

Associação de juízes critica "posição isolada" do ministro Marco Aurélio

De acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o decurso do prazo de 90 dias da reavaliação de uma prisão preventiva não implica automaticamente a colocação em liberdade de réu preso

Augusto Fernandes
postado em 12/10/2020 21:10 / atualizado em 12/10/2020 21:11
 (crédito: Reprodução/Arquivo pessoal)
(crédito: Reprodução/Arquivo pessoal)

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (12/10), em que se disse contrária à decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a soltura do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, líder de uma das maiores organizações criminosas do país.

Segundo a entidade, o habeas corpus concedido pelo magistrado foi uma "posição isolada". De acordo com a entidade, por mais que um juiz ou um tribunal precise reavaliar a cada 90 dias a necessidade da manutenção da prisão preventiva de um réu, "há controvérsia se os tribunais devem fazer essa revisão nos casos de interposição de recurso".

A Ajufe ainda destacou que o caso de André do Rap foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) "sem excesso de prazo na prisão preventiva". De acordo com a associação de juízes, como o criminoso já foi condenado a 25 anos de prisão em segunda instância por tráfico internacional de drogas, a jurisdição federal em 1º e 2º graus foi encerrada e, por isso, "não há que se falar mais em reavaliação quanto a feitos que tramitam em outras instâncias do Poder judiciário".

"Depois de confirmada a condenação do réu em segundo grau de jurisdição, tendo ele ficado foragido por quase cinco anos e tendo respondido ao processo preso preventivamente desde 15/09/2019, a reavaliação, pelo Poder Judiciário, dos requisitos da prisão cautelar, não se basearam em análise preliminar, mas sim numa avaliação definitiva das provas colhidas no curso do processo", frisou a Ajufe.

A Ajufe lembrou que, recentemente, a 1ª Turma do STF analisou um caso parecido ao de André do Rap e, naquela ocasião, decidiu que o decurso do prazo de 90 dias da reavaliação de uma prisão preventiva estabelecido na lei anticrime não implica automaticamente a colocação em liberdade de réu preso. 

"No que diz respeito aos prazos para reavaliação da necessidade de prisão preventiva, a Ajufe avalia que o artigo 316, parágrafo único, do Código de Processo Penal, incluído pela Lei nº 13.964/2019, tem aplicação controvertida na doutrina e na jurisprudência", escreveu a Ajufe, na nota.

Soltura de André do Rap

Marco Aurélio teve um entendimento diferente da lei que trata sobre a renovação das prisões preventivas a cada 90 dias e determinou a libertação de André do Rap. Como a defesa do criminoso alegou que a última revisão da prisão preventiva dele havia sido revisada em 25 de junho, o ministro classificou a detenção ilegal e autorizou a soltura.

“Eu apliquei a lei. O processo não tem capa, e sim, conteúdo. Eu não posso partir para o subjetivismo. Eu não crio o critério de plantão, sou um guarda da Constituição. Se há culpado, é aquele que não renovou a custódia. Abomino o jeitinho brasileiro”, afirmou o magistrado, em entrevista ao Correio no último fim de semana.

A liminar que possibilitou a soltura de André do Rap era provisória e valeria até o julgamento do habeas corpus na 1ª Turma do STF, composta por Rosa Weber, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio.

Apesar disso, o presidente da Corte, Luiz Fux, determinou a sua suspensão no sábado (10/10) por se tratar de uma “medida excepcionalíssima”, que segundo ele “é admissível quando demonstrado grave comprometimento à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”. Ele também ordenou a imediata prisão de André do Rap.

Fux ainda destacou que, desde a última prisão preventiva decretada contra o traficante, “nenhum fato novo alterou, relativizou ou afastou os motivos concretos que fundamentaram o decreto de custódia cautelar”. 

Apesar da decisão de Fux para prender o traficante, André do Rap está foragido. A suspeita é a de que ele tenha deixado o Brasil e fugido para o Paraguai assim que saiu da penitenciária de segurança máxima de Presidente Venceslau II, no interior de São Paulo, na manhã do último sábado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação