Pandemia

Anvisa interrompe testes da vacina produzida pela Johnson & Johnson  

A decisão ocorreu após a empresa informar sobre paralisação dos estudos devido a reações adversas apresentadas por um voluntário. No mês passado, o imunizante produzido pela universidade de Oxford também sofreu uma interrupção, que durou cerca de uma semana

Bruna Lima
postado em 13/10/2020 15:42
 (crédito: Chaideer MAHYUDDIN/ AFP)
(crédito: Chaideer MAHYUDDIN/ AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu, nesta terça-feira (13/10), os estudos da vacina contra a covid-19 da Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, divisão da Johnson & Johnson. A paralisação dos testes foi anunciada pela própria empresa por causa de uma reação adversa grave ocorrida em um voluntário no exterior.


Segundo a Anvisa, o estudo permanecerá suspenso até que haja investigação pelo Comitê Independente de Segurança sobre o que causou as reações no paciente testado. Os detalhes não foram divulgados e devem permanecer em sigilo.


No Brasil, a inclusão do primeiro voluntário no estudo ocorreu em 9 de outubro. “Novas inclusões só poderão ocorrer quando houver autorização da Anvisa, que procederá com a análise dos dados da investigação e decidirá pela continuidade ou interrupção permanente do estudo clínico, com base nos dados de segurança e avaliação risco/benefício”, afirma a agência, por meio de nota oficial.


Esta é a segunda vez que estudos de potenciais vacinas contra o novo coronavírus são interrompidos no país por reações adversas apresentadas pelos participantes. Em 8 de setembro, a farmacêutica AstraZeneca decidiu paralisar os testes do imunizante preparado em parceria com a Universidade de Oxford. Na semana seguinte, no entanto, as atividades foram retomadas após serem concluídas as revisões necessárias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação