LUTO

Neguinho da Beija-Flor diz que vai deixar o país após morte do neto

Gabriel Ribeiro Marcondes, de 20 anos, foi baleado em ação policial que ocorreu em Nova Iguaçu, enquanto trabalhava na montagem de um baile funk. Sambista disse que "no Brasil, basta nascer negro para ser suspeito"

Maíra Alves
postado em 21/10/2020 18:15
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

O sambista Neguinho da Beija-Flor afirmou que o assassinato do neto Gabriel Ribeiro Marcondes, de 20 anos, no último domingo (18/10), num baile funk, intensificou sua vontade de deixar o Brasil em busca de oferecer outras condições de vida para a filha Luisa Flor Morena, de 12 anos. “No Brasil, basta nascer preto para ser suspeito. Por isso, estou metendo o pé do país”, desabafou o cantor ao jornal Extra

Gabriel, que trabalhava na montagem do evento, e outros dois homens foram baleados e mortos em uma troca de tiros entre policiais militares e bandidos no Morro da Bacia, no Ambaí, em Nova Iguaçu. O neto do sambista chegou a ser socorrido pelos policiais militares e levado ao Hospital da Posse. No entanto, não resistiu aos ferimentos. O sepultamento ocorreu nesta segunda (19/10), no Cemitério de Nova Iguaçu.

Durante o velório, o cantor comentou que a família está "arrasada" desde a morte do jovem. Neguinho falou, ainda, sobre a truculência nas abordagens policiais a moradores de comunidades e que, se um dia a pena de morte for implantada no Brasil, "não sobra um negro". Ao desabafar sobre o acontecido, o sambista disse que o filho Paulo Cesar Marcondes, pai de Gabriel, vai processar o Rio de Janeiro.

“Meu filho vai processar o Estado. A justificativa é a seguinte: ‘Seu neto estava no lugar errado, na hora errada’. Queria que ele estivesse onde? Num shopping na Barra? Aqui em Copacabana? Se todo lugar no Rio é perigoso. É muito fácil fazer justiça em cima do negro sem defesa. Uma vez perguntei a um amigo, um grande jurista, sobre o que aconteceria se a pena de morte fosse aceita no país. Ele disse: ‘Só vão viver os brancos, vão matar todos os negros’. Negros já nascem suspeitos. Em negro, atiram primeiro para depois saber quem é”, ressaltou.


Mudança

O artista não informou a data em que pretende deixar o país. A ideia, no entanto, não é nova. Os planos foram interrompidos pela chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“(Penso) há muito tempo. Só não aconteceu com a pandemia. Sem show, tive que gastar tudo, só saiu. O suporte que eu tinha, com essa finalidade, foi tudo. Não vou criar minha filha aqui depois do que aconteceu com o Gabriel. Não vou mesmo”, afirmou o cantor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação