CUIDADOS

Outubro Rosa: Pet também pode ter câncer de mama; saiba como prevenir

Doença que mais acomete as mulheres no Brasil é também frequente em animais. Especialista alerta para a importância da prevenção

Bruna Yamaguti*
postado em 24/10/2020 16:49 / atualizado em 24/10/2020 16:55
 (crédito: Arquivo pessoal - Vitória Cavendagne, da Cav.rj, faz campanha nas redes pelo Outubro Rosa, ainda desconhecido por muitos pais de pets)
(crédito: Arquivo pessoal - Vitória Cavendagne, da Cav.rj, faz campanha nas redes pelo Outubro Rosa, ainda desconhecido por muitos pais de pets)

Outubro é o mês de combate ao câncer de mama. Por esse motivo, ele é conhecido como “Outubro Rosa” e mobiliza mulheres de todo o Brasil a realizarem os exames para prevenir e tratar a doença. Mas, você sabia que ela atinge também os animais?

O tumor mamário em pets é mais comum do que se imagina, atingindo cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Para a redução destes números, os donos precisam estar atentos à saúde dos seus bichinhos e notarem caso algo não esteja indo muito bem.

Com essa premissa, surgiu o ‘Outubro Rosa Pet’ que, assim como na campanha para mulheres, visa conscientizar acerca da importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce. “Deve-se apalpar sempre as mamas do animal para ver se não tem nenhum volume, nenhum carocinho ou secreção anormal. Cuidado especial com cadelas e gatas que já tiveram gravidez psicológica e com as que possuem alguma dificuldade respiratória”, explica a médica veterinária Vitória Cavedagne.

Segundo a profissional, a castração antecipada é a principal forma de prevenção dos tumores e outras doenças no trato reprodutivo: “Os tumores de mama geralmente começam por causa de hormônios desregulados. Se você castrar a cadela antes do primeiro cio, como era feito antigamente, outros problemas de desenvolvimento acabam sendo gerados. Hoje em dia, o que recomendamos é castrar antes do segundo cio, o que pode reduzir em até 90% o risco de câncer de mama”, completa.

Outubro Rosa: seu pet também pode ter câncer de mama
Outubro Rosa: seu pet também pode ter câncer de mama (foto: Arquivo pessoal)

Amanda Silva de Moraes, 35, é dona da Aimée, uma cadelinha maltês de um ano e três meses. Por causa do Outubro Rosa, ela descobriu que a castração poderia evitar, além do tumor, outras doenças relacionadas. “Acredito que essa campanha é extremamente importante, tanto para os humanos, quanto para os pets. Divulgar é muito necessário, porque a maioria das pessoas nem sabe que o câncer de mama acomete também o mundo animal”, ressalta, acrescentando que optou por castrar Aimée após ver ser impactada por campanha do outubro rosa.

O câncer de mama é mais comum em animais velhos, mas isso não é uma regra, uma vez que não há restrição de idade, nem mesmo de raça. Por esse motivo, é recomendável que os donos realizem periodicamente os exames de prevenção nos animais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação