FOGO

Incêndio atinge hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro

Cerca de 200 pacientes que estavam no local precisaram ser transferidos

Correio Braziliense
postado em 27/10/2020 11:30 / atualizado em 27/10/2020 12:25
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Um incêndio atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (27/10). Cerca de 200 pacientes que estavam no local precisaram ser transferidos. Não há nenhuma vítima fatal.

Imagens aéreas da TV Globo mostram que os pacientes estão sendo retirados para outras áreas do hospital. Eles saem em macas com cilindro de oxigênio, muitos estão indo para ambulâncias. O Corpo de Bombeiros trabalha para combater as chamas.

O incêndio teve início no prédio 1. "Muito provável no almoxarifado", disse o porta-voz dos Corpo de Bombeiros Lauro Boto. Ao menos 90 militares trabalham no local e o incêndio já está controlado. As ruas e avenidas próximas ao hospital foram fechadas. Uma das primeiras pistas interditadas foi a Avenida Londres, onde fica o hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está com toda a rede de assistência preparada para receber pacientes e que quatro ambulâncias (2 básicas e 2 UTI) da pasta estão no local do incêndio à disposição para realizar as transferências. "Até agora, dois pacientes foram transferidos para o Hospital Municipal Souza Aguiar, Centro, e um está indo para Evandro Freire, Ilha do Governador. Outras remoções poderão ser realizadas nas próximas horas", diz, em nota.

"As maternidades da rede municipal também estão disponíveis para receber gestantes em trabalho de parto transferidas do HFB", prossegue. "Se houver necessidade, o Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro,- que nunca foi desativado- disponibilizará leitos na unidade", diz. A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e o subsecretário geral, Jorge Darze, estão a caminho do Hospital Geral de Bonsucesso.

Apesar de controlado, ainda havia, por volta das 12h, intensa quantidade de fumaça saindo de prédios e os bombeiros atuavam no trabalho de rescaldo. Doze ambulâncias da própria corporação estão de prontidão para o caso de haver a necessidade de uma transferência em massa.

O hospital

O HFB é vinculado ao Ministério da Saúde e e fica na região metropolitana da cidade, num local estratégico próximo a Avenida Brasil, ligando a cidade do Rio com demais cidades do Estado, principalmente a Baixada Fluminense, o que faz do hospital uma referência em serviços de média e alta complexidade a toda a população do estado.

Trata-se do maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos mensais, com cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil internações, 1,2 mil atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem. O HFB possui uma equipe de mais de 5 mil funcionários. (Com Agências)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação