ÁGATA NORTE

Forças Armadas prendem oito pessoas na divisa com Guiana Francesa

Operação ocorreu no último sábado em Oiapoque (AP), e apreendeu armas, ouro e munição

Sarah Teófilo
postado em 27/10/2020 19:14 / atualizado em 27/10/2020 19:17
 (crédito: Forças Armadas/divulgação)
(crédito: Forças Armadas/divulgação)

Militares das Forças Armadas prenderam oito pessoas, além de sete espingardas, um rifle, 510 munições e 86 gramas de ouro em Oiapoque, no Amapá, que fica no limite com a Guiana Francesa. A ação, no último sábado (24/10), fez parte de uma operação intitulada Ágata Norte 2020, que “combate a delitos transfronteiriços e ambientais na fronteira da Amazônia Oriental”, segundo informações do Ministério da Defesa.

O órgão informa que, no caso das armas e munições, a apreensão ocorreu na região da aldeia Galibi, no Rio Oiapoque. O ouro foi apreendido em outra região, próximo à Cachoeira Rochelle. Os oito presos, assim como os materiais apreendidos, foram entregues à Polícia Federal do estado.

Na Operação Ágata, as Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) atuam em conjunto com órgãos estaduais e federais, assim como agências de segurança pública e ambientais.

Combate à covid

Em outubro e no próximo mês, serão realizadas ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e na região das fronteiras. Militares e outros servidores também vão trabalhar na descontaminação e assistência hospitalar no Pará e Amapá. Haverá, ainda, uma atuação no sentido de conscientizar a população local sobre as medidas de combate à covid-19.

Esta operação conta com a participação de 4.352 militares das Forças Armadas, mais de 70 meios navais, 100 meios terrestres e oito aéreos.

Atuam em conjunto a PF, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Civil e Militar do Amapá, Empresa Brasileira de Estrutura Aeroportuária (Infraero), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público do Trabalho de Santarém e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN-AP).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação