F amoso por dar vida ao papagaio Louro José — companheiro da apresentadora Ana Maria Braga no programa Mais Você, da TV Globo —, o ator Tom Veiga morreu ontem, aos 47 anos, no Rio de Janeiro. A Rede Globo informou que Veiga foi encontrado morto na casa em que morava, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. Segundo a emissora, a causa da morte estava sendo apurada e ainda não havia informações definitivas até o fechamento desta edição. A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o caso.
Em comunicado oficial à imprensa na noite de ontem, a Globo confirmou que Ana Maria apresentará o Mais Você de hoje. Segundo a nota, o programa será em homenagem a Tom Veiga. Em publicação nas redes sociais, Ana disse ter perdido “um parceiro de todo dia, um amigo, um filho”. “O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”, escreveu a apresentadora.
O personagem interpretado por Veiga foi idealizado por Ana Maria em 1996, época em que ela ainda comandava o Note e Anote na Record. A contratação do ator, inclusive, foi uma exigência dela para trocar de emissora. “Precisava de um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio”, contou a apresentadora ao site Memória Globo.
Diversas pessoas fizeram testes para dar vida ao personagem até que, um dia, Veiga, que trabalhava como assistente de estúdio, pegou o fantoche para brincar com os colegas. Ana Maria viu e pediu que ele repetisse a brincadeira no ar no dia seguinte. Desde então, a dupla nunca mais se separou.
“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal, na personalidade dele, é que cresceu, mas continua uma grande criança”, relembrou a nota sobre o depoimento de Veiga em relação ao personagem, também no site Memória Globo.
Veiga foi casado por oito meses com Cybelle Hermínio Costa. O casamento chegou ao fim em outubro. Antes, ele havia sido casado por 14 anos com Alessandra Veiga, de quem se separou em 2018. Eles têm uma filha juntos.
Repercussão
A morte de Veiga provocou enorme comoção nas redes sociais. As expressões “Tom Veiga”, “Louro José” e “Ana Maria Braga” chegaram a figurar na lista dos assuntos mais comentados do país no Twitter. Artistas e personalidades também homenagearam Tom Veiga nas redes. O perfil de A Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, postou homenagem ao ator. A atriz Regiane Alves relembrou dos encontros com o personagem de Tom Veiga. “Obrigada por ter tornado nossas manhãs mais divertidas”, disse.
Time do coração de Veiga, o Corinthians prestou homenagem ao ator. “O Timão se solidariza aos familiares e amigos desejando muita força neste momento de dor e luto.”
A atriz Ana Furtado relembrou o convívio com o criador de Louro José. “Trouxe alegria e momentos memoráveis para a televisão brasileira com o nosso eterno e icônico Louro José. Um cara querido, doce e talentoso com quem tive o prazer de trabalhar algumas vezes. Querido Tom, descanse em paz”.
O escritor e roteirista Walcyr Carrasco prestou solidariedade à apresentadora Ana Maria Braga, além de homenagear Tom. “Acabei de saber do falecimento do ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, personagem do @MaisVoce. Ele que alegrava as nossas manhãs com a minha amiga @anamaria16. Meus sentimentos! Vá em paz, Tom!”
“O Louro José foi uma das maiores criações da história da tevê brasileira”, disse o influenciador digital Felipe Neto. O ator e ex-BBB Kaysar Dadour lamentou a morte do ator. “Nós somos primos e temos o mesmo tamanho do nariz, você sempre foi maravilhoso comigo, com o coração apertado escrevo esta mensagem. Meu sentimento a todos os familiares e que Deus abençoe sua alma @lourojose”.
“Eu não acredito que 2020 levou o Tom Veiga, famosa voz do Louro José. Deus conforte o coração dos familiares e amigos”, publicou o cantor Mumuzinho. “O Tom Veiga, intérprete do Louro José, era um humorista incrível. Imagina você todo dia ter que improvisar piadas em rede nacional, ser sempre o ponto cômico de respiro de um programa diário falando para milhões de pessoas, com uma linguagem popular e acessível? É para poucos”, enalteceu o comediante Marcos Castro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Primeira separação
Em 2017, o ator chegou a se afastar do Mais Você depois de passar por um cateterismo. Após a cirurgia, ele mudou os hábitos e emagreceu 12 quilos. Na ocasião, após o Louro José sumir da bancada do matinal, a apresentadora Ana Maria Braga explicou a ausência aos fãs. “Meu filho, papagaio amigo, está 'dodói'. Então, sua oração vale. Está tudo bem. O médico falou que é para ele ficar um bocadinho em casa porque é melhor para se recuperar logo”, disse a apresentadora. Ana Maria acrescentou, na ocasião, que em 20 anos de parceria com Tom Veiga, aquela tinha sido a primeira vez que ela trabalhava diante das câmeras sem a companhia do papagaio por mais de dois dias seguidos. “Ele já ficou com dor nas costas pela posição que ele fica. Sinto muita falta dele. Se cuida, hein, papagaio”, falou a apresentadora, na época.