Internet

Rede do Ministério da Saúde está fora do ar e suspeita é de ataque de hackers

Não há previsão para que o funcionamento de internet, telefones e e-mails corporativos seja normalizado. A equipe técnica da pasta investiga o problema

Bruna Lima
postado em 05/11/2020 14:34 / atualizado em 05/11/2020 14:34
 (crédito: CB/D.A Press)
(crédito: CB/D.A Press)

Desde a manhã desta quinta-feira (5/11), toda o sistema de comunicação do Ministério da Saúde está fora do ar. As informações são de que nem mesmo os computadores conseguem ser ligados. Fontes do Correio afirmam que a suspeita é de ataque ao sistema da pasta, que investiga a ocorrência.

Nos bastidores, a equipe teme perda de dados ou divulgação de materiais sigilosos, caso a informação de ataques de hackers se confirme. Tanto a internet, redes, sistemas e e-mails, quanto os telefones e os próprios computadores estão sem funcionar. A comunicação com a imprensa está sendo feita via Whatsapp.

Não há previsão para que as conexões sejam restabelecidas. “Por enquanto, sem previsão de normalizar e não há diagnóstico do que pode ser”, informou a assessoria de comunicação do ministério.

Com isso, as informações de áreas técnicas e atualização dos sistemas, como a plataforma da covid-19, ficarão defasadas até que o problema seja solucionado. “A equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (Datasus) investiga o que causou o problema e trabalha para o restabelecimento do serviço, mas não há previsão para o retorno do sistema”, disse a assessoria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação