Pirataria

Polícia implode esquema de pirataria digital em 10 estados

Segunda fase da Operação 404 cumpre mandados de busca e apreensão e bloqueia sites e aplicativos de streaming ilegais. Ação teve apoio das embaixadas dos EUA e do Reino Unido

Jailson R. Sena*
postado em 05/11/2020 15:33 / atualizado em 05/11/2020 15:35
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Na manhã desta quinta-feira (5/11), foi deflagrada a segunda fase da Operação 404, que tem como objetivo combater a pirataria digital. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão pela polícia civil de 10 estados, sob coordenação do Ministério da Justiça. A operação contou com o apoio das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Outros resultados da operação foram o bloqueio ou suspensão de 252 sites e de 65 aplicativos de streaming que transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal. Também foram derrubados 27 sites no Reino Unido e três nos Estados Unidos.

As polícias desmontaram o esquema que capturava o sinal utilizado para retransmissão ilegal de conteúdo para os assinantes do serviço. Além disso, havia publicidade em sites piratas, que, em grande parte, eram abrigados em servidores de outros países.

O ministro André Mendonça informou, em entrevista coletiva, que carros de luxo e armas foram apreendidos. Ele ressaltou que a modalidade criminosa praticava a lavagem de dinheiro.

"A linha de investigação seguida é relacionada a pessoas físicas e jurídicas que têm violado sistematicamente os direitos autorais fonográficos, cinematográficos e de outras fontes, e feito isso de forma profissionalizada, organizada, com objetivo de lucro. E, a partir da obtenção ilícita desses valores, buscando lavar os recursos obtidos", disse.

A operação ocorreu nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.O nome da operação faz referência ao chamado "Erro 404" na internet, que ocorre quando o computador tenta acessar um site e o servidor  não consegue achá-lo.

Estagiário sob supervisão de Odail Figueiredo

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação