Apagão

Justiça intima Aneel a apresentar documentos e contratos para apurar apagão no Amapá

O despacho atende a uma petição feita pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que solicitava ainda o afastamento da diretoria do órgão até a conclusão das investigações, mas esse ponto será analisado posteriormente

Agência Estado
postado em 11/11/2020 10:58
 (crédito: MAKSUEL MARTINS/ESTADÃO CONTEÚDO)
(crédito: MAKSUEL MARTINS/ESTADÃO CONTEÚDO)
A Justiça Federal no Amapá intimou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a apresentar, em até cinco dias, documentos relacionados à concessão e à fiscalização dos serviços elétricos no Estado, em resposta ao apagão que atinge municípios amapaenses desde o último dia 3. O despacho atende a uma petição feita pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que solicitava ainda o afastamento da diretoria do órgão até a conclusão das investigações, mas esse ponto será analisado posteriormente.
Por meio das redes sociais, o parlamentar comemorou a decisão expedida pelo juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva da 2ª Vara Federal Cível do Amapá. "Com esses documentos e contratos, teremos clareza sobre o que nos levou até o caos que vivemos e estaremos em melhores condições para ações de indenização e reparação aos amapaenses", publicou Randolfe.
Os documentos citados pelo senador incluem, conforme a decisão da Justiça, cópia dos contratos celebrados entre empresas de fiscalização e a Isolux e/ou outra empresa responsável pela operação dos geradores de energia no Estado do Amapá e a própria Agência Reguladora Federal (Aneel).
A decisão judicial estipula ainda a apresentação, no mesmo prazo, de todos os relatórios de pagamento feitos à empresa de fiscalização e à Isolux, assim como documentos relativos à eventual fiscalização realizada em ambos os contratos nos últimos 5 anos.
O apagão no Estado foi decorrente de um incêndio na subestação Macapá que levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, o que deixou 14 dos 16 municípios do Estado do Amapá sem energia.
A subestação danificada é operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia. A concessão pertencia à espanhola Isolux, que entrou em recuperação judicial, e hoje se chama Gemini Energy.
A Gemini Energy detém 85,04% de participação na linha, e 14,96% são da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.