VIOLÊNCIA

Cineasta é assassinado no Rio

Diretor Cadu Barcellos atuava na produtora Porta dos Fundos. Ele foi morto a facadas no centro da cidade, provavelmente num assalto

Carinne Souza*
postado em 12/11/2020 00:46
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

O cineasta Carlos Eduardo Barcellos Sabino, de 34 anos, foi morto a facadas na madrugada de terça-feira, no centro do Rio de Janeiro. A Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência no local e encontrou o cineasta sem vida no chão da Avenida Presidente Vargas, próximo à Rua Uruguaiana. A suspeita é de latrocínio (roubo seguido de morte).

Cadu atuava como assistente de produções do canal Greg News e da produtora Porta dos Fundos. Ele foi co-diretor do longa 5 vezes favela — agora por nós mesmos, além de ter realizado trabalhos para a televisão. Ele também era produtor cultural e diretor. O cineasta era casado e pai de um menino de 2 anos.

Segundo amigos, Cadu Barcellos teria saído da Pedra do Sal, no bairro do Santo Cristo, em direção à Zona Sul em um carro de aplicativo com uma amiga que, poucos quilômetros depois, desembarcou no centro. A PM confirmou a morte e disse que encaminhou o caso à Delegacia de Homicídios, que vai abrir inquérito para identificar as causas do crime.

O caso repercutiu nas redes sociais. A atriz Fê Paes Lemes usou o Twitter para lamentar a morte do cineasta. “Que tristeza o assassinato de Cadu. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, escreveu.

Gregorio Duvivier, um dos integrantes do Porta dos Fundos, também usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e escreveu: “Assassinaram um amigo, um parceiro de trabalho, uma das melhores pessoas que eu já conheci na vida. Um ser humano bom. Brilhante. Família. A morte do Cadu Barcellos deixa um buraco do tamanho do mundo”.

O movimento Redes da Maré postou uma nota em que diz estar “em luto pelo assassinato brutal do jovem e nosso querido amigo Cadu Barcellos. Nosso amor à família, que faz parte da nossa história, aos amigos e parceiros desse jovem que tanto produziu pelo nosso território”.

“O que você nos ensinou durante sua passagem na terra, com certeza ficará de lição pra muitos favelados e faveladas dessa cidade”, disse René Silva, criador do jornal Voz das Comunidades, que compartilhou uma foto com Cadu nas redes sociais.

O ator Renato Góes também homenageou o cineasta em uma publicação no Instagram: “Pai. Guerreiro. Talentoso. Amado”, escreveu.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação