HOMENAGEM

Heróis de guerra brasileiros são homenageados pela Marinha

Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos jogaram flores ao mar para condecorar tripulantes que morreram no combate da Segunda Guerra Mundial

Natália Bosco*
postado em 16/11/2020 13:25 / atualizado em 16/11/2020 13:27
 (crédito: Foto: Marinha do Brasil)
(crédito: Foto: Marinha do Brasil)

O Navio-Escola “Brasil” e os Navios USS “Zephyr”, da Marinha americana, e USCGC “Charles Sexton”, da Guarda-Costeira dos Estados Unidos, homenagearam combatentes mortos na Segunda Guerra Mundial. No último domingo (15/11), representantes das marinhas dos dois países lançaram flores ao mar em gesto de homenagem aos heróis de guerra. Dois oficiais brasileiros que naufragaram no submarino americano “R-12”, em Key West, na Flórida, foram agraciados.

O gesto aconteceu após o Navio-Escola “Brasil”, que realiza a XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), ter conduzido, em 28 de outubro, em águas internacionais do Caribe, exercícios com o contratorpedeiro USS “William P.Lawrence”.

Intercâmbio

O USS “R-12” naufragou em 12 de junho de 1943. Entre os mortos estavam os Capitães-Tenentes Julio Lima de Moura e Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida, da Marinha do Brasil, que se encontravam embarcados, realizando intercâmbio. Em 11 de junho de 1945, os oficiais brasileiros foram condecorados postumamente com a Medalha de Serviços de Guerra. O submarino era utilizado para treinamento das tripulações de combate.

A VIGM, como etapa final da formação dos Oficiais egressos da Escola Naval, tem como um de seus objetivos estreitar os laços com as nações amigas e familiarizar os Guardas-Marinha com as atividades associadas às Diplomacias Naval e de Defesa, em apoio à política externa brasileira. O Navio-Escola ainda passará por Galveston, nos EUA, e Santo Domingo, na República Dominicana.

Com informações da Marinha do Brasil.

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação