Obituário

Morre paciente com poliomielite que morou 51 anos em hospital

Paulo Henrique foi internado quando tinha pouco mais de um ano e, devido às complicações da doença, nunca deixou o hospital

Correio Braziliense
postado em 19/11/2020 16:15 / atualizado em 19/11/2020 16:16
 (crédito: Reprodução/TV Globo)
(crédito: Reprodução/TV Globo)

Morreu, nesta quarta-feira (18/11), o paciente Paulo Henrique Machado, que desde 1969 morava no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Ele tinha 53 anos e a causa da morte não foi divulgada.

Paulo Henrique foi internado no hospital com pouco mais de um ano de idade, quando contraiu poliomielite. A doença, conhecida como paralisia infantil, é causada por um vírus que provoca paralisia no corpo. O Brasil sofreu um epidemia de polio entre as décadas de 1950 e 1970. Mais de 5 mil crianças foram internadas no HC com a doença. Atualmente, a patologia é considerada erradicada do país graças à vacina.

Devido a complicações da doença, Paulo Henrique vivia ligada a um respirador artificial. Quando ele chegou ao hospital, a expectativa era de que não conseguiria viver por muito tempo. Em nota, o Hospital das Clínicas disse que "durante todo este período, teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do hospital". 

Paulo Henrique Machado, paciente Hospital das Clínicas
Paulo Henrique Machado, paciente Hospital das Clínicas (foto: Redes sociais/ reprodução )

O paciente se tornou um figura conhecida da unidade de saúde. Ele chegou a receber a visita de Carlos Saldanha, um dos diretores do filme A Era do Gelo. A mãe de Paulo morreu durante o parto.

Além de Paulo Henrique, uma outra paciente vítima da pólio passou mais de 40 anos no hospital. Eliana Zagui deixou o hospital no ano passado, após 43 anos na unidade. Ela dividia quarto com Paulo Henrique e, nas redes sociais, lamentou a perda do amigo.

"Meu verdadeiro irmão, família, companheiro, confidente, meu fiel amigo durante até os dias de hoje.
Léco, obrigada por tudo, tudo que vivemos e aprendemos um com outro, por nossas conquistas, cumplicidades, brigas, seu ciúme de extremo valor ao meu entendimento e respeito. Abrace com todo amor e força o nosso paizão Jesus Cristo e bom reencontro com nossos irmãos: Pedro, Tânia, Luciana, Anderson e Claudia. Você foi e sempre é muito amado, independente da distância", escreveu.

A marca Corsair também lamentou a morte do paciente, que era grande fã de jogos. "É com grande pesar que nós da Corsair comunicamos o falecimento de nosso amigo, companheiro de BGS e corsário, Paulo Henrique Machado. Desejamos muita força nessa hora para todos os amigos e familiares que também sofrem com essa despedida. Nossos sentimentos."

A Associação de apoio aos pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós-pólio também publicou nota de pesar.

Confira a íntegra da nota do Hospital das Clínicas 

"O Hospital das Clínicas da FMUSP informa com pesar o falecimento do paciente Paulo Henrique Machado na tarde desta quarta-feira (18). Paulo contraiu poliomielite quando criança e há 51 anos era morador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia devido às sequelas da doença e aos cuidados especiais que a sua condição clínica inspirava. Durante todo este período, teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do Hospital. O HCFMUSP lamenta e se solidariza com os familiares e amigos."

Paulo Henrique Machado e equipe Consair
Paulo Henrique Machado e equipe Consair (foto: redes sociais )

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação