Manifestação

'Assassinos', 'racistas': após protesto, Carrefour fecha em BH

Unidade no centro da capital mineira interrompeu funcionamento depois de forte protesto de manifestantes

Déborah Lima/Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/Estado de Minas
postado em 20/11/2020 19:44
Unidade do Carrefour em Belo Horizonte fecha as portas depois de manifestações contra a rede -  (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Unidade do Carrefour em Belo Horizonte fecha as portas depois de manifestações contra a rede - (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)

Um grupo de manifestantes se reuniu na porta da unidade do Carrefour no Centro de Belo Horizonte, a partir das 15h desta sexta-feira (20). Após gritos de "assassinos" e "racistas", a unidade fechou as portas e os clientes tiveram que sair por uma pequena fresta.

O ato público na capital mineira foi organizado pelos mandatos da deputada Andréia de Jesus, vereadora Iza Lourença (eleita neste mês) e pelo Núcleo Rosa Egipcíaca (Negras, Negros, Indígenas), do Psol.

Assim como em outras cidades brasileiras, o protesto foi convocado em Belo Horizonte após o espancamento que levou à morte de um cliente negro em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre (RS). João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido e morto por um segurança e um policial militar.

Um vídeo do crime circula nas redes sociais desde a noite de quinta-feira, véspera do Dia da Consciência Negra.

"Parem de nos matar", ecoou Iza Lourença, vereadora eleita neste ano ano. "Eu queria muito que o dia da Consciência Negra fosse marcado por felicidade. Infelizmente estamos falando de dor e morte. Exigindo pela nossa vida", disse, emocionada.

Natalia Granato, do Movimento “Juventude, Vamos à Luta” relatou casos cotidianos de discriminação que a população negra sofre e ressalta a importância da celebração do dia da consciência negra para evidenciar a necessidade de se discutir o racismo na sociedade brasileira. Granato espera que a população branca indignada apoie e participe dos atos antirracismo.

“Aqui em BH, se a gente se senta na Praça Sete pra esperar alguém, a Polícia chega, bate e discrimina o tempo inteiro. O que aconteceu ontem (quinta-feira, 19) em Porto Alegre mostra porque a gente precisa do dia 20 de novembro. A gente está cansado e a gente precisa que, inclusive a mídia, trate a pauta negra para além do dia 20 de novembro”, declarou.

Entenda o caso

O homem foi espancado e morto por dois homens brancos no estacionamento do Carrefour Passo D'Areia, na zona norte da capital gaúcha. Informações preliminares apontam que um dos agressores é segurança do local e o outro é um policial militar temporário que fazia compras no local. Seguem as investigações. Ambos foram detidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação