Covid-19

Com aumento de casos, SP pode endurecer medidas restritivas

O comitê de saúde focado no combate ao novo coronavírus recomendou ao estado novas medidas de prevenção. A sugestão será avaliada na segunda-feira

Bruna Lima
postado em 26/11/2020 22:12
Viaduto do Chá, em São Paulo, durante a quarentena: cidade em alerta -  (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Viaduto do Chá, em São Paulo, durante a quarentena: cidade em alerta - (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Apesar de as taxas de ocupação dos leitos de UTI em São Paulo estarem em 57,2% na Grande São Paulo e 50% no estado, os aumentos de internação podem levar o governo de SP a adotar novas medidas de isolamento. O comitê de saúde estadual focado no combate à covid-19 recomendou um aumento nas restrições de circulação, sobretudo em áreas de lazer.

"Essas sugestões estão embutidas dentro do Plano São Paulo e do novo faseamento que vai ocorrer na segunda-feira. Então, se espera até segunda-feira, com a análise dos dados desta última semana, para dar andamento", disse o coordenador-executivo do comitê, João Gabbardo. As internações já aumentam por duas semanas consecutivas, com incrementos acima de 17% entre uma semana e outra.

Já na semana passada, o governo do estado adotou medidas no intuito de possibilitar assistência hospitalar e tentar controlar a disseminação. O decreto impediu a desmobilização de leitos próprios para atender casos de covid-19 e não houve afrouxamento das medidas de isolamento, previstas para terem ocorrido em 16 de novembro. Além disso, houve recomendação de suspensão de novas cirurgias eletivas.

Na capital paulista, a ocupação dos leitos de enfermaria chegou a 60% nos hospitais públicos e 66% na rede privada. Os índices fizeram com que o prefeito Bruno Covas (PSDB) autorizasse a abertura de mais 200 leitos, a fim de evitar colapso no sistema de saúde municipal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE