Covid-19

Saúde atribui aumento de casos de covid-19 a eleições municipais

Segundo o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, "com o advento das eleições municipais, comícios e outros eventos, tem havido uma negligência"

Maria Eduarda Cardim
postado em 27/11/2020 23:31
Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde -  (crédito: Agência Brasil/DIvulgação)
Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde - (crédito: Agência Brasil/DIvulgação)

Um dia após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitir o aumento dos casos do novo coronavírus e o caracterizar como “repique”, o Ministério da Saúde atribuiu o aumento nas curvas epidemiológicas a um “afrouxamento” e “negligência” das medidas de proteção, como uso das máscaras e manutenção da distância segura entre as pessoas.

A afirmação foi feita pelo secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, durante a entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (27/11) sobre a situação da covid-19 no país. “Quando o ministro falou de repique é que nós identificamos, e a própria mídia mostrou isso, um afrouxamento, uma negligência das medidas de proteção, como a manutenção de uma distância de segurança, evitar aglomerações, o uso da máscara, higienização de mãos, todos aqueles cuidados que nós vínhamos tomando”, indicou.

Segundo ele, “com o advento das eleições municipais, comícios e outros eventos, tem havido uma negligência”. No entanto, Franco destacou que esse mesmo aumento não foi observado na taxa de letalidade. O Ministério da Saúde atribui essa queda da letalidade ao tratamento precoce incentivado pelo órgão desde 20 de maio.

Sem isolamento

Questionado se existem novas medidas e orientações para diminuir a circulação de pessoas durante o mês para evitar que a o aumento da transmissão da doença, o ministério enfatizou que a população deve tomar um cuidado especial com aqueles do grupo de risco, como idosos e pessoas que possuem comorbidades.

“Mas com relação à população em geral, nós temos que adotar as medidas de segurança, uma distância de segurança, evitar aglomerações, o uso de máscaras. Todos esses cuidados são as recomendações que fazemos para evitar uma disseminação da doença e tomando esses cuidados vamos conseguir conter esse acréscimo na variação epidemiológica”, indicou Franco.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, ressaltou a importância da diferenciação de alguns termos. “O que se preza é essa distância segura, de 1 ou 2 metros preferencialmente, que são distâncias que mostram evidências que causam uma maior proteção contra a transmissão do vírus. Distância segura não quer dizer isolamento social, não quer dizer lockdown, não quer dizer isolamento horizontal”, explicou.

O secretário-executivo reforçou que o Ministério da Saúde não recomenda o isolamento social. “Não há eficácia em relação a qualquer medida de isolamento e ela se presta para que possamos adequar a rede de atenção à saúde e isso já foi feito em todo o país. Nós ampliamos em muito nossa capacidade, ampliamos horário de atendimento da atenção primária, continuamos habilitando leitos”, completou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação