Covid-19

É remota a chance de vacina na rede privada no 2º semestre de 2021

Segundo a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), a expectativa para o início da comercialização de um futuro imunizante contra a covid-19 é nula em um cenário de curto prazo

Maria Eduarda Cardim
postado em 04/12/2020 13:13
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

A busca por uma vacina contra o novo coronavírus movimenta não só os governos de diversos países, mas também a rede privada de saúde. No Brasil, a expectativa para o início da comercialização de um futuro imunizante contra a covid-19 é nula em um cenário de curto prazo. Segundo a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), a chance do início de vacinação na rede privada acontecer no segundo semestre de 2021 é plausível, mas remota.

A afirmação é do presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa. Em entrevista ao Correio, o gestor da entidade admitiu que apesar das tratativas com diversas farmacêuticas do mundo, não há previsão definida para que as clínicas privadas de vacina comecem a vacinar. “Esse cenário de curto prazo não existe [...] A expectativa de ter algo no segundo semestre de 2021 é plausível, mas pequena”, afirma.

O presidente da associação afirma que o principal problema no momento é a quantidade de imunizantes que estará disponível em um primeiro momento. “Caso o mundo tivesse uma quantidade grande de imunizantes, não estaríamos com esse questionamento. Como não tem, a gente concorda que essa prioridade tem que ser dada para o governo”, pondera.

Uso emergencial

Geraldo Barbosa acrescenta que a rede privada só poderá comercializar um imunizante quando este estiver registrado definitivamente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na última quarta-feira, a Anvisa definiu os requisitos para pedidos de uso emergencial de vacinas. No entanto, só quem poderá usufruir dos imunizantes de uso emergencial aprovados pela agência é a rede pública de saúde.

De acordo com o gestor, a procura por uma vacina contra covid-19 já movimenta clientes de clínicas de vacina. Para ele, é preciso alertar a população que essa vacina só estará disponível na rede privada depois que a Anvisa de fato registrar o imunizante. “Infelizmente a quantidade de fake news aumentou muito. Com a internet e a possibilidade de compra virtual, as pessoas podem achar que estão adquirindo um produto seguro, mas não estão”, indica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação