Cidadania

Instituto Rui Barbosa lança portal no Dia de Combate à Corrupção

Para celebrar data, nesta quarta (9/12), plataforma reunirá cursos virtuais gratuitos, de diferentes instituições, voltados ao exercício da democracia e ao aprimoramento da gestão e transparências públicas

Jailson R. Sena*
postado em 08/12/2020 18:04 / atualizado em 08/12/2020 18:09
 (crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)
(crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta quarta-feira (9/12), o Instituto Rui Barbosa, em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), lança esta semana o Portal IRB Conhecimento — Capacitações para o Fortalecimento da Cidadania, acessível aqui.

Criada inicialmente para divulgar as capacitações realizadas pelas Escolas de Contas de todo o país, a plataforma agora reúne diversos cursos virtuais gratuitos, de diferentes instituições, voltados ao pleno exercício da democracia e ao aprimoramento da gestão e transparências públicas, tanto para servidores de diferentes órgãos, quanto para a sociedade em geral.

Gustavo Andrioli, secretário do Tribunal de Contas da União no estado do Paraná, que integra a ENCCLA, explica que o controle social consiste na participação da sociedade na administração pública: “Na definição de diretrizes, na avaliação da conduta dos agentes públicos, na gestão das políticas públicas, ou seja, em tudo aquilo que direta ou indiretamente afeta o interesse público e por consequência o bem-estar comum”.

Acesso rápido

O portal de capacitações permitirá também um rápido acesso às ações de educação promovidas pelas instituições conveniadas, além das escolas de contas, e que podem ser consultadas por categorias temáticas, como políticas públicas, gestão pública, orçamento e finanças, auditoria e controle, ética e cidadania, entre outros assuntos, ou por entidade educadora.

*Estagiário sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação