Vacina

Covid-19: Pesquisadores citados pelo governo não reconhecem plano de imunização

36 dos profissionais citados como colaboradores do governo revelaram não ter tido acesso ao documento e cobraram medidas mais abrangentes de vacinação

Marina Barbosa
postado em 12/12/2020 22:14
 (crédito: Andrew Lichtenstein/ AFP )
(crédito: Andrew Lichtenstein/ AFP )

O plano de imunização contra a covid-19 apresentado pelo governo federal traz o nome de quase 150 pesquisadores que teriam colaborado com a elaboração do programa. Porém, 36 dos profissionais citados pelo Executivo revelaram não ter tido acesso ao documento e cobraram medidas mais abrangentes de vacinação, como a ampliação dos grupos prioritários que terão direito à imunização gratuita e a aquisição de outras vacinas pelo governo federal.

"Nos causou surpresa e estranheza que o documento no qual constam os nomes dos pesquisadores deste grupo técnico não nos foi apresentado anteriormente e não obteve nossa anuência. Importante destacar que o grupo técnico havia solicitado reunião e manifestado preocupação pela retirada de grupos prioritários e pela não inclusão de todas as vacinas disponíveis que se mostrarem seguras e eficazes", afirmaram os pesquisadores, em nota técnica publicada neste sábado (12/12).

Os pesquisadores pediram "que todas populações vulneráveis sejam incluídas na prioridade de vacinação, como indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, privados de liberdade e pessoas com deficiência" e "também as outras populações e grupos populacionais já incluídos e apresentados no plano inicial do governo" sejam incluídas no plano. E afirmaram que o governo também deve considerar estender a vacinação gratuita contra a covid-19 aos trabalhadores da educação e aos trabalhadores essenciais, que não pararam de trabalhar na pandemia.

O plano do governo, contudo, não contempla as pessoas privadas de liberdade, que haviam sido consideradas anteriormente. Quilombolas, populações ribeirinhas e pessoas com deficiência também ficaram de fora. A ideia do Executivo é vacinar os idosos, os trabalhadores de saúde, as pessoas com comorbidades, os professores do nível básico ao superior, os profissionais das forças de segurança e salvamento e os funcionários do sistema prisional. O plano divide esse pessoal em quatro grupos. Contudo, não estabelece uma data para o início da vacinação.

Vacinas

O plano do governo prevê a compra das vacina de Oxford, da Pfizer e do Covax Facility, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e promete a "aquisição de toda e qualquer vacina que adquira registro de forma emergencial ou regular que apresente eficácia e segurança para a população brasileira". Por isso, cita outras 13 vacinas como "candidatas" à compra. Entre elas está a Coronavac, da chinesa Sinovac, que virou alvo de disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o governo de São Paulo, João Doria. 

Os 36 pesquisadoras que se queixaram do plano do governo, contudo, solicitaram "esforços do Ministério da Saúde para que sejam imediatamente abertas negociações para aquisição de outras vacinas que atendam aos requisitos de eficácia, segurança e qualidade, inclusive com laboratórios que reúnam condições de produção e oferta de doses de vacina e com outras empresas também com oferta de vacinas seguras e eficazes".

Segundo os profissionais, "um atraso na campanha de vacinação significa vidas perdidas e precisamos nesse momento utilizar a ciência para a tomada de decisão que norteará o que mais importa, a preservação de vidas de milhares de brasileiros e brasileiras". Por isso, eles destacaram que "essa é a mais importante tarefa de nosso tempo e todos os esforços devem ser envidados para a sua realização oportuna, segura e efetiva".

Redes sociais

O não reconhecimento do plano de imunização do governo federal também foi denunciado nas redes sociais pela professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), enfermeira e epidemiologista, Ethel Maciel.

"Nós, pesquisadores que estamos assessorando o governo no Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, acabamos de saber pela imprensa que o governo enviou um plano, no qual constam nossos nomes e nós não vimos o documento", escreveu Ethel no Twitter. Ela destacou: "É algo que nos meus 25 anos de pesquisadora nunca tinha vivido!".

O post gerou indignação entre os internautas na noite deste sábado. Uma usuária se disse "horrorizada com o desrespeito desse governo com as pessoas que ainda estão dispostas à contribuir de forma séria com a saúde da população". Outra afirmou que, desse jeito, os pesquisadores aparacem apenas como "decoração" no plano de imunização.

O Ministério da Saúde foi procurado pelo Correio, mas ainda não retornou. Mesmo antes disso, contudo, já havia dito que só vai detalhar o plano nacional de imunização na próxima quinta-feira (17/12) e ressaltou que o "plano poderá sofrer modificações durante o seu processo de implementação".

O Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 foi elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e foi apresentado eletronicamente ao Supremo Tribunal Federal pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo a pasta, o documento foi antecipado eletronicamente "para que a Corte tenha ciência e subsídios necessários em seu julgamento".

O STF vai julgar se o governo federal deve apresentar um plano de vacinação contra a covid-19. O julgamento começaria na quinta-feira, mas o ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso, pediu o adiamento do julgamento para poder apresentar o plano apresentado pelo governo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação