Pane virtual

Google fica fora do ar por cerca de uma hora e meia em vários países

Plataformas como Gmail, YouTube, Maps, Drive, Docs, Play Store, Agenda (Calendar), Fotos, Classroom (Sala de Aula) entre outros foram afetadas

Fernanda Strickland
postado em 14/12/2020 20:27
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Nesta segunda-feira (14), os principais serviços do Google ficaram fora do ar. Plataformas como Gmail, YouTube, Maps, Drive, Docs, Play Store, Agenda (Calendar), Fotos, Classroom (Sala de Aula) entre outros, não estava funcionando ou dava erro 500. Essa falha afetou diversos usuários do mundo inteiro, como estudantes, professores e profissionais que dependem totalmente da plataforma, principalmente durante a pandemia.

Segundo testes do blog Tecnoblog, o Gmail não carregava na versão web, exibindo a mensagem “Sua conta está temporariamente indisponível; lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos”. O app para celular, por sua vez, não recebia novos e-mails.

Já o YouTube, de acordo com eles, não abria nenhum vídeo, “Seja pelo Wi-Fi ou pela internet do celular (4G). O site mostrava o aviso ´Something went wrong…´, enquanto o aplicativo permanecia carregando a interface sem exibir nada. No entanto, os vídeos incorporados em uma página ainda funcionavam”, explicam. Também era possível rodá-los em uma aba própria, mas só no modo anônimo.

Prova de medicina

A estudante de medicina Agatha Ribeiro, 26 anos, conta que pela manhã desta segunda-feira (14), precisava realizar uma prova. "Eu tentei entrar no e-mail para acessar um slide que o professor havia mandado. Foi um caos, porque o slide era explicando sobre a composição da nota. Fiquei tentando entrar e não consegui", conta.

De acordo com o portal Downdetector, que reúne informações de problemas no mundo online, as primeiras falhas foram reportadas por volta das 8h30. O pico de notificações ocorreu cerca de meia hora depois, às 9h35, caindo drasticamente a partir das 10h.

O Correio entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil, mas ainda não recebeu uma resposta.

* Estagiário sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação