PANDEMIA

Covid-19: Brasil registra 70 mil casos e chega a 7 milhões de infecções

A mesma marca só foi atingida pelos Estados Unidos e pela Índia

Maria Eduarda Cardim
Thays Martins
postado em 16/12/2020 19:14 / atualizado em 16/12/2020 19:15
 (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Brasil confirmou pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus mais de 70 mil infecções pelo vírus SARS-CoV-2 em um único dia. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, foram registrados 70.574 diagnósticos positivos nas últimas 24 horas. Com o acréscimo, o Brasil ultrapassou a marca de 7 milhões de infectados desde o início da pandemia. Ao todo, 7.040.608 pessoas já testaram positivo.

Nem mesmo em julho, considerado o pico da curva da covid-19 no Brasil, o país registrou uma atualização diária tão alta de casos. O número mais alto tinha sido registrado em 29 de julho, quando o país confirmou 69.074 infecções.

O triste recorde de casos ocorre no mesmo dia que o Ministério da Saúde lançou o plano nacional de imunização contra a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação deve começar em fevereiro.

Após observar uma queda da curva de casos e mortes, o país vê a média diária de infecções e óbitos aumentar desde o início de novembro. De acordo com análise do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, por dia, morrem, em média, 677 pessoas e há acréscimo diário de 44.594 casos.

A média é alta e a maior já registrada pelo Conass foi de 46.536 em 29 de julho, considerado o mês no qual o Brasil atingiu o pico da curva da covid-19.

A marca de 7 milhões de diagnósticos positivos só foi atingida pelos Estados Unidos, que já somam mais de 16 milhões de casos, e pela Índia, que se aproxima de 10 milhões de testes positivos.

Vale lembrar que o patamar de mortes também tem subido. Pelo segundo dia seguido, o Brasil registrou mais de 900 mortes em 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde, foram mais 936 óbitos em 24 horas. Marca de atualização diária que não era atingida desde 30 de setembro, quando o país contabilizou 1.031 óbitos em 24 horas. Ao todo, o país tem 183.735 vidas perdidas para a covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação