Uma parceria entre diferentes empresas vai gerar uma ação para atender milhares de famílias carentes no oeste do Pará. O foco são famílias mais vulneráveis à pandemia do novo coronavírus. Neste mês, ações da iniciativa PPA Solidariedade, que reúne esforços da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID), NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), SITAWI e Cargill para mitigação dos impactos da covid-19 serão realizadas em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
De acordo com o grupo, serão realizadas inicialmente doações de cestas básicas para mais de sete mil famílias e campanhas de comunicação para conscientização sobre os riscos da doença para mais de 50 mil pessoas, incluindo medidas de prevenção e controle nas unidades de saúde e domicílios.
Além disso, até maio de 2021, a iniciativa vai destinar equipamentos e suprimentos ao sistema de saúde local, como hospitais e clínicas, por meio de contribuições financeiras, serviço de assessoria empresarial e acesso a empréstimos com juros baixos ou microcrédito a cinco associações de empreendedores, pequenas empresas de impacto social, grupos de produtores e cooperativas. A iniciativa vai beneficiar diretamente ao menos 200 famílias.
Segundo diagnóstico realizado pela Ecam e Humana, instituições que prestam assessoria à PPA Solidariedade e à Cargill, por meio da iniciativa Territórios, a pandemia afetou diretamente a economia de pequenos produtores, associações e cooperativas.
Adaptação
As comunidades locais tiveram que se adaptar aos novos desafios, potencializados pelos problemas sociais já existentes na região, como a falta de infraestrutura e a dificuldade de acesso a serviços de saúde, o aumento da insegurança alimentar devido à diminuição ou paralisação de atividades econômicas, e a falta de acesso às medidas e materiais de prevenção. Esse contexto contribuiu para o aumento dos níveis de propagação do vírus localmente, em especial, nas comunidades tradicionais.
O investimento na PPA Solidariedade é uma entre diversas ações da Cargill para apoiar a mitigação dos impactos da crise provocada pela covid-19 no Brasil. A companhia está investindo de forma contínua nas comunidades onde opera no país. Até o momento, o valor aplicado gira em torno de R$ 2 milhões. Desde 2003, a Cargill opera em Santarém, um porto para exportação de grãos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.