Pandemia

Brasileiros no Reino Unido reclamam que não conseguem voltar ao país

Desde a última sexta-feira, Brasil proibiu entrada no país de voos provenientes do Reino Unido. Medida, porém, não valeria para brasileiros

Thays Martins
postado em 27/12/2020 20:54 / atualizado em 29/12/2020 15:49
 (crédito: arquivo pessoal )
(crédito: arquivo pessoal )

Brasileiros que estão no Reino Unido tentam voltar para o país, mas não estão conseguindo. O Brasil proibiu a entrada de voos vindos do país europeu desde a última sexta-feira (25/12), devido à descoberta de uma nova cepa do coronavírus que seria mais contagiante. A proibição, porém, não atingiria brasileiros natos. 

"Não é proibida a entrada de brasileiros, mas sim de voos. Como a portaria não faz sentido, as companhias aéreas cancelaram todos os voos e existem muitas famílias aqui em situação de vulnerabilidade", conta Paulo Pillon, de 35 anos, um dos brasileiros que tenta voltar para a terra natal. Ele teve dois voos cancelados que iriam para São Paulo, um deles nesta segunda-feira (28/12). 

Paulo conta, que além dele, vários brasileiros se encontram na mesma situação. Ele está em dois grupos de WhastApp que reúnem mais de 140 pessoas que tinham voos para o Brasil. "Ficou todo mundo desesperado. Não temos para onde correr. Existem famílias com cirurgias marcadas no Brasil, idosos, menores desacompanhados. A gente recebe críticas que 'está passeando na Europa e agora quer voltar', mas a realidade não é essa. O Brasil constitucionalmente deve deixar o brasileiro entrar", afirma. 

Segundo ele, o governo brasileiro não tem dado nenhum assistência a essas pessoas. "Estamos sem nenhum respaldo para ir embora. Algumas companhias ofereceram passagens de R$ 13 mil para fazer escala no Oriente Médio. Embaixada e Consulado, entramos em contato com eles, nada de resposta", acrescenta. 

O Itamaraty informou, por meio de nota, que o "Ministério das Relações Exteriores, por intermédio do Consulado-Geral em Londres, está tratando com toda a devida atenção da situação dos brasileiros que se encontram no Reino Unido cujos voos de retorno ao país foram cancelados por conta da suspensão temporária de voos internacionais procedentes ou com passagem por aquele país". 

O Correio entrou em contato com o Itamaraty, mas ainda não obteve resposta. 

A proibição de voos 

Desde sexta-feira está proibida a entrada de voos com origem ou passagem pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Além disso, a partir do dia 30 de dezembro, o Brasil passa a exigir o exame tipo PCR negativo feito em até 72 horas antes de entrar em território nacional.

A medida é uma tentativa de conter uma nova cepa do coronavírus descoberta no Reino Unido. A mutação seria até 70% mais contagiante.

Pelo menos outros 40 países também proibiram a entrada de voos que partam do Reino Unido.

Nota Itamaraty 

Ministério das Relações Exteriores, por intermédio do Consulado-Geral em Londres, está tratando com toda a devida atenção da situação dos brasileiros que se encontram no Reino Unido cujos voos de retorno ao país foram cancelados por conta da suspensão temporária de voos internacionais procedentes ou com passagem por aquele país, determinada pela Portaria 648, de 23 de dezembro último (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-648-de-23-de-dezembro-de-2020-296122366).

O Consulado-Geral em Londres vem prestando as informações pertinentes e respondendo a todas as comunicações que lhe são dirigidas sobre o tema.

O Consulado-Geral tem ressaltado que a portaria interministerial que suspendeu os voos em nada restringe o direito dos nacionais retornarem ao país; lembrado a necessidade de apresentação de teste negativo de COVID e de declaração de saúde para chegadas ao Brasil a partir de 30 de dezembro; e indicado as conexões disponíveis em capitais europeias para o deslocamento do Reino Unido ao Brasil.

O Consulado-Geral está particularmente atento aos nacionais em situação de vulnerabilidade, aos quais oferece toda a assistência possível.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, contate o Consulado-Geral do Brasil em Londres, cujo endereço eletrônico é assist.cglondres@itamaraty.gov.br.

No Brasil, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores está à disposição no seguinte sítio eletrônico: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/sem-categoria/nucleo-de-assistencia-a-brasileiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação