Vacinas

Anvisa encerra inspeção em fábrica chinesa de insumos para vacina da AstraZeneca

Agência vai decidir se emite a Certificação em Boas Práticas de Fabricação da empresa. Documento deve sair na primeira quinzena de janeiro. Imunizante, desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, será produzido pela Fiocruz .

Nesta sexta-feira (11/12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou o processo de inspeção presencial na empresa Wuxi Biologics Co. Ltd, fabricante dos princípios ativos a serem utilizados pela Fiocruz na produção da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca com a Universidade de Oxford. A inspeção teve como finalidade observar as boas práticas de fabricação da empresa.

Agora, a Anvisa deve decidir, entre a primeira e a segunda semanas de janeiro, se vai certificar as boas práticas da fábrica. A conclusão do processo de certificação acontecerá com a emissão do Relatório de Inspeção pela equipe de inspetores designados pela Anvisa. O relatório contará com informações adicionais decorrentes da inspeção, que serão enviados pela Fiocruz.

O processo de inspeção na Wuxi Biologics Co. Ltd. foi realizado no período de 7 a 11 de dezembro, em Pequim, capital da China.

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo