SÃO CONRADO

Vídeo: onda leva plástico e muita sujeira à praia do Rio de Janeiro

De acordo com organização, as ondas com lixo ocorreram após as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro neste fim de semana

Correio Braziliense
postado em 04/01/2021 14:34
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Garrafas, sacos plásticos, cabeça de boneca, bola de futebol e muito lixo. Esses foram os objetos que uma onda levou até uma praia do Rio de Janeiro neste fim de semana. A “onda de lixo” ocorreu na praia de São Conrado e foi registrada pelo Instituto Mar Urbano.

De acordo com a organização, o caso foi registrado após uma forte chuva no Rio de Janeiro. O instituto também lembra que são cerca de 325 mil toneladas de plástico todos os anos que chegam aos mares brasileiros.

O Mar Urbano também destaca as principais fontes de resíduos plástico que acabam parando no mar brasileiro, que são:

  1. Lixo descartado nas ruas, praias e estradas que chega no sistema de drenagem e esgoto
  2. Descarte do lixo feito diretamente nos rios e córrego
  3. Vento e chuva levam resíduos plásticos dos lixões para córregos e rios
  4. Produtos industriais descartados inadequadamente ou perdidos durante o transporte

A Comlurb — empresa responsável pela limpeza urbana no Rio de Janeiro — informou que fez a remoção de resíduos na manhã de domingo (3/12) e que a Praia de São Conrado encontra-se limpa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação