Garrafas, sacos plásticos, cabeça de boneca, bola de futebol e muito lixo. Esses foram os objetos que uma onda levou até uma praia do Rio de Janeiro neste fim de semana. A “onda de lixo” ocorreu na praia de São Conrado e foi registrada pelo Instituto Mar Urbano.
De acordo com a organização, o caso foi registrado após uma forte chuva no Rio de Janeiro. O instituto também lembra que são cerca de 325 mil toneladas de plástico todos os anos que chegam aos mares brasileiros.
O Mar Urbano também destaca as principais fontes de resíduos plástico que acabam parando no mar brasileiro, que são:
- Lixo descartado nas ruas, praias e estradas que chega no sistema de drenagem e esgoto
- Descarte do lixo feito diretamente nos rios e córrego
- Vento e chuva levam resíduos plásticos dos lixões para córregos e rios
- Produtos industriais descartados inadequadamente ou perdidos durante o transporte
A Comlurb — empresa responsável pela limpeza urbana no Rio de Janeiro — informou que fez a remoção de resíduos na manhã de domingo (3/12) e que a Praia de São Conrado encontra-se limpa.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.