Vacinação

Vacinas do Butantan serão distribuídas exclusivamente pelo SUS

Incorporada ao Programa Nacional de Imunização, a CoronaVac será aplicada de forma gratuita, de acordo com as prioridades estabelecidas pelo plano do Ministério da Saúde

Bruna Lima
postado em 09/01/2021 18:18 / atualizado em 09/01/2021 18:20
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Mesmo servindo como pano de fundo de um embate político, os resultados positivos em relação à vacina chinesa CoronaVac falaram mais alto. Após comprovação de 78% de eficácia contra a covid-19, o Ministério da Saúde firmou exclusividade na distribuição do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Com isso, a população brasileira terá acesso às doses pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita e respeitando as prioridades estabelecidas pelo plano do Ministério da Saúde.

O acordo foi acertado entre a pasta e o instituto em reunião na sexta-feira (8/1), garantindo que "a totalidade das vacinas produzidas pelo laboratório paulista serão adquiridas pelo governo federal e incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19". "Assim, brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde", detalha nota da pasta.

A informação já havia sido previamente anunciada pelo ministro Eduardo Pazuello em coletiva na quinta (7/1), dia em que o acordo de incorporação da vacina ao PNI foi, de fato, firmado. "Todas as vacinas que estão no Butantan serão, a partir desse momento, incorporadas ao PNI. Elas serão distribuídas de forma equitativa e proporcional, assim como as vacinas da AstraZeneca", afirmou.

Antes, o que existia era apenas um memorando de intenção de compra, que chegou a ser desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que não iria adquirir a "vacina de Doria", como definiu. No entanto, o governo federal voltou atrás, mas enfatiza que a produção não pertence a um estado. "Deixar bem claro: quem comprou a vacina foi o Instituto Butantan, não foi o Estado de São Paulo", disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, durante a coletiva.

Por enquanto, estão garantidas 46 milhões de doses da CoronaVac até abril e outras 54 milhões para serem fornecidas ao longo de 2021, a depender da liberação orçamentária do governo federal. Uma nova reunião entre o Ministério da Saúde, o Butantan e os conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais (Conass e Conasems) será marcada para os próximos dias. A pauta, segundo a pasta, é o "detalhamento dos próximos passos da logística e calendário da campanha".

Além das 100 milhões de unidades do imunizante produzido pelo Butantan, o PNI terá, em 2021, 210,4 milhões de doses da vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. Mais 42,5 milhões de vacinas também estão garantidas pelo mecanismo multilateral Covax Facility.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação