Saúde

Governo reconduz Nísia Trindade à presidência da Fiocruz

Reeleita por servidores, a socióloga deverá permanecer à frente da fundação até 2024. A cientista foi a primeira mulher eleita presidente do órgão

Luiz Calcagno
postado em 11/01/2021 23:05 / atualizado em 11/01/2021 23:06
 (crédito:                                     )
(crédito: )

Uma edição extra do Diário Oficial da União, publicada nesta segunda-feira (11/1), reconduziu a doutora em Sociologia e servidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Nísia Trindade Lima para o cargo de presidente. A primeira em número de votos da lista tríplice da eleição, Nísia esteve, ainda pela manhã, com o ministro chefe da Casa Civil, o general Braga Netto, para falar dos trâmites finais da nomeação.

Participou do encontro com o Braga Netto, ainda, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco. Ele foi à reunião como representante do ministro da pasta, Eduardo Pazuello. O pleito que reelegeu Nísia Trindade aconteceu em 2020 e contou com a participação de 4,4 mil dos 4,8 mil funcionários. A socióloga, que recebeu 3,7 mil votos, estava à frente da casa desde 2017, e deverá permanecer no cargo até 2024.

Em carta enviada à comunidade da Fiocruz, a cientista afirmou que será presidente de todos, “ampliando o diálogo interno e com as esferas de governo, dos poderes da República e da sociedade civil”. Ela se comprometeu a conduzir a instituição “com o mesmo comprometimento, serenidade e firmeza dos últimos quatro anos”.

“Aproveito para manifestar os meus sentimentos aos familiares das vítimas da Covid-19 e reitero o compromisso da Fiocruz, instituição de Estado e patrimônio da sociedade, em ter a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da vida e do Sistema Único de Saúde como a sua diretriz principal”, afirmou a presidente em um texto divulgado pela fundação. Em 2017, Nísia foi a primeira mulher a presidir o órgão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação