Saúde

Marinha e Universidade de São Paulo enviam 80 respiradores para Manaus

Os respiradores serão recebidos em dois lotes, o primeiro com 26 unidades e o segundo com 14.

Agência Brasil
postado em 16/01/2021 09:33 / atualizado em 16/01/2021 11:04
 (crédito: AFP / SILVIO AVILA)
(crédito: AFP / SILVIO AVILA)

O Comando da Marinha do Brasil anunciou hoje (15) que enviará 40 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire para Manaus. Os respiradores serão recebidos em dois lotes, o primeiro com 26 unidades e o segundo com 14.

Desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o Inspire pode ser usado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), já que é portátil e não depende de ar comprimido. 

O estado de São Paulo também se prontificou a enviar respiradores para Manaus. Os 40 respiradores disponibilizados serão entregues em 4 lotes: 5 serão entregues hoje (15), mais 5 no sábado (16) e outras 20 unidades no domingo (17). As 10 unidades restantes serão entregues na semana que vem. 

Governo federal

Em redes sociais, a Secretaria de Comunicação do governo federal informou que pacientes internados na cidade de Manaus estão sendo transportados para outras oito capitais para desafogar a rede de atendimento local. O transporte é feito com o apoio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo informa a nota, Manaus receberá ainda nesta semana 5 mil m³ de oxigênio líquido para ajudar no atendimento de pacientes que necessitem de respiração artificial.

A Força Aérea Brasileira informou também que wma segunda aeronave C-130 (Hércules) da FAB transportou mais oito tanques de oxigênio líquido. Portanto, no total, com as duas aeronaves, a FAB entregou, neste sábado, 13 tanques do produto em Manaus-AM.

CONTINUE LENDO SOBRE