EDUCAÇÃO

Enem: inscritos com covid-19 já podem pedir reaplicação das provas

Critérios valem para quem tiver sintomas ou com alguma doença infecciosa como a covid-19. Candidatos barrados por causa da superlotação ou que estavam doentes na véspera da prova podem pedir reaplicação a partir do dia 25 de janeiro

Jailson R. Sena*
Natália Bosco*
postado em 18/01/2021 15:23

O Instituto Anísio Teixeira (Inep), órgão organizador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, já liberou os pedidos de reaplicação de prova do Enem para os inscritos que não puderem participar do segundo dia de aplicação do exame em virtude do diagnóstico de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital. Os estudantes podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro de 2021.

O prazo para fazer o pedido vai até as 12h do próximo sábado (23/1). Nesse caso, os participantes devem entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161.

Já os participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de covid-19 às vésperas do primeiro fim de semana de provas poderão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição. A Página do Participante receberá os pedidos de reaplicação entre 25 e 29 de janeiro.

Em meio à pandemia, medidas sanitárias foram tomadas para manter o distanciamento entre os candidatos. Em alguns estados, participantes foram impedidos de realizar a prova devido à lotação das salas.
Nesse último caso, o Inep afirmou que os candidatos também poderão pedir a reaplicação entre 25 e 29 de janeiro. O órgão vai avaliar cada caso e ressaltou que “são considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante”.

Abstenção

No primeiro dia da aplicação das provas do Enem de 2020, ocorrido nesse domingo (17), 2.842.332 participantes não compareceram às salas de aula. Apesar da taxa recorde de ausência entre todas as edições da avaliação, de 51,5%, o Ministério da Educação (MEC) considerou um sucesso a edição do exame realizada em meio à pandemia de covid-19. Até então, o maior índice de faltas havia sido registrado em 2009, com 37,7%. Na última edição do Enem, de 2019, 23% dos inscritos não compareceram aos locais de prova.

*Estagiários sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação