Pandemia

Brasil é o quinto país que menos vacinou em ranking da Oxford

Plataforma desenvolvida pela universidade britânica acompanha o processo de vacinação no mundo. Com 6.515 imunizados, o Brasil está à frente somente de Singapura, Islândia, Luxemburgo e Kuwait. Estados Unidos têm o maior número de vacinados

Carinne Souza*
Bruna Pauxis*
postado em 19/01/2021 21:11 / atualizado em 19/01/2021 21:12
Vacinação no DF: Brasil passa a integrar ranking da Oxford -  (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
Vacinação no DF: Brasil passa a integrar ranking da Oxford - (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

Após o início da vacinação emergencial contra a covid-19 em todos os estados e no Distrito Federal, o Brasil passou a contabilizar resultados na corrida pela vacinação. O país passou a integrar a Our World Data, plataforma mantida pela Universidade de Oxford que contabiliza os números de vacinados pelo mundo. 

A última atualização feita pelo levantamento da Oxford indica 6.515 brasileiros imunizados. Com esse número, o Brasil figura entre os 5 países com menor número de pessoas vacinadas. O país está na frente de Singapura, Islândia, Luxemburgo e Kuwait. As nações que mais imunizaram são os Estados Unidos (12,28 milhões), China (10 milhões) e Reino Unido (4,72 milhões).

Vacinômetro

Entre os estados do país, foram distribuídas 6 milhões de doses da Coronavac. O cálculo de distribuição é feito levando em consideração a população de cada estado, o que fez com que São Paulo recebesse 1.357.640 doses do imunizante. As outras 4.636.936 unidades da vacina foram distribuídas entre as demais regiões do Brasil. A região Centro-Oeste é a que conta, até agora, com o menor número de doses (574.160), enquanto o Sudeste recebe a maior quantidade (2.534.360).

O início da vacinação também incentivou os governos estaduais a criar um ranking com sua população vacinada. Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte desenvolveram o "vacinômetro", um painel eletrônico atualizado em tempo real que contabiliza o número de pessoas vacinadas e suas respectivas regiões. Até o final da tarde de ontem os termômetros somavam 9.806 pessoas vacinadas nos três estados.

O Correio tentou contato com o Ministério da Saúde — que tem administrado a campanha de imunização em todos os estados e municípios do Brasil — sobre o total de brasileiros imunizados nos últimos três dias, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para respostas.


*Estagiárias sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação