Curitiba

Monomotor com vacinas da covid-19 quase bate no ar com avião da Gol

Aeronave fez curva errada e quase se chocou com um Boeing. FAB apura o caso

Correio Braziliense
postado em 20/01/2021 20:08 / atualizado em 20/01/2021 20:31
 (crédito: Geraldo Bubniak/ Governo do Paraná)
(crédito: Geraldo Bubniak/ Governo do Paraná)

Um avião monomotor que transportava vacinas contra a covid-19 quase se chocou no ar com um avião da Gol nesta terça-feira (19/1). A aeronave do governo do Paraná saiu do aeroporto de Curitiba com as doses e o voo do Boeing 737 estava pousando no aeroporto vindo de Guarulhos, em São Paulo.

Ao perceber que os dois aviões estavam indo em direção ao outro, o controle de tráfego aéreo ordenou que o Boeing fizesse uma arremetida, o que evitou o acidente.

Segundo o governo de Londrina, houve uma falha no piloto automático do monomotor que fez uma curva para a direita quando deveria ter feito para a esquerda.

"Ressaltamos que não houve um acidente, mas um incidente, o qual foi devidamente reportado às autoridades aeronáuticas. Na dinâmica da aviação, foram tomadas as medidas técnicas mitigadoras para manter a segurança de voo. Isso significa que a tripulação estava atenta e segura em seus procedimentos. Após a Casa Militar tomar conhecimento do fato, determinou que a aeronave permanecesse em solo, até a intervenção de manutenção. Nesse tocante, destacamos que todas as aeronaves sob responsabilidade do órgão estão com suas manutenções em dia", diz nota do governo.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da aproximação das duas aeronaves pelo áudio da torre de controle. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) apura o caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação