Vacina

Instituto Butantan produzirá vacina contra chikungunya para países pobres

O instituto firmou um acordo com o laboratório franco-austríaco Valneva, que está desenvolvendo uma vacina contra a doença

Correio Braziliense
postado em 25/01/2021 18:03
 (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

O laboratório franco-austríaco Valneva anunciou nesta segunda-feira (25) a finalização de um acordo com o Instituto Butantan para a produção e comercialização nos países desfavorecidos de sua vacina em desenvolvimento contra a chikungunya.

O Valneva e o Instituto Butantan assinaram em maio uma carta de intenção, lembrou a empresa franco-austríaca em um comunicado.

No contexto deste acordo, o Valneva transferirá a tecnologia de sua vacina contra a chikungunya ao Butantan, que a desenvolverá, produzirá e comercializará em países de baixa renda.

O acordo prevê "valores reduzidos como pagamento inicial e pagamentos por etapas em relação à transferência da tecnologia", segundo o texto.

Esta colaboração ocorre devido a um contrato de financiamento de 23,4 milhões de dólares que a Valneva concluiu em julho de 2019 com a Coalizão para as Inovações no Preparo para Epidemias (CEPI).

Em setembro do ano passado, a Valneva anunciou o lançamento de um estudo de fase 3, última etapa antes de solicitar a autorização da comercialização, para seu projeto de vacina contra a chikungunya (VLA1553).

O vírus da chikungunya, transmitido por mosquitos, causa febre alta e fortes dores nas articulações e nos músculos, e pode provocar epidemias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação